CURSOS E PALESTRAS
CURSOS E PALESTRAS
Monitor: Dr. Márcio Funghi de Salles Barbosa
Os cursos e palestras a seguir são os mais solicitados, por empresas, escolas e associações de classe.
Muitos deles foram sugeridos pelos contratantes, como necessidades reais do grupo a que se destinavam como O Comprador Satisfeito, O Turista Essencial, Comportamento Assertivo e Sabotagem: Identificação e Controle.
CURSOS:
Aprendizado Racional
Brainstorming (Pensamento Criativo)H e o Método Científico
Comportamento Assertivo
Comprador Satisfeito
Comunicação Objetiva
Orientadores Sexuais
Otimizar Revoluindo
O Turista Essencial
Qualidade de Vida
Sabotagem: Identificação e controle
Sexo Feliz
Tudo tem a ver com todas as coisas!...
Um trabalho mais que perfeito
PALESTRAS
A Cultura da empresa
Ambientação
Assim caminha a humanidade!
Burrice emocional?
Consigo!
Estresse em casa e no trabalho
Retorno às Origens
Reuniões sem traumas
Sem medo de errar
Ser, ter, ou parecer com...
Trabalho sob pressão faz bem!
Transformando "Samambaias" em "Palmeiras Imperiais"
CURSOS
Aprendizado Racional
Público alvo: A todos estudantes.
Objetivos: Ensinar a entender o texto estudado, fixando o conteúdo essencial.
Conteúdo: Facilitações e obstáculos ao aprendizado; O medo de errar; Os "brancos"; Como o texto é composto; a marcação do texto; a releitura; a reprodução dos dados a partir do essencial; readquirindo o prazer pelo conhecimento.
Duração: 02 horas interativas com a platéia.
"Brainstorming" (Pensamento Criativo) e o Método Científico
Público alvo: A qualquer pessoa necessitada de criar idéias novas, rever novos rumos, tentar novas abordagens em comunicação, ou deseje sair do lugar comum.
Objetivos: Estimular a criação de idéias, inibindo o senso crítico exagerado pelos diversos mecanismos de controle imposto pelo meio sócio/familiar.
Conteúdo: Quociente intelectual (QI) e inteligência emocional; o indivíduo e o controle social; perfeccionismo e medo de errar; samambaias e palmeiras imperiais; preconceitos; o ambiente de trabalho; a escola como freio à criatividade; fatores que desenvolvem a criatividade; fatores que tendem a prejudicar a criatividade; o Método Científico; Brainstorming" e "Brainstorm".
Forma de abordagem: A teoria é colocada de forma interativa, com linguagem simples, que permite a qualquer pessoa alfabetizada compreender. O curso é essencialmente prático.
Duração: 06 horas. Pode ser repetido em módulos, para soluções de problemas específicos.
Comportamento Assertivo
Público alvo: A todos que comandam ou tem filhos.
Objetivos: Aperfeiçoar os indivíduos para serem mais empreendedores/educadores.
Conteúdo: Por que tememos errar? - E se fôssemos os chefes?... - A auto-imagem e o medo Usando nossas defesas como armas criativas
De “samambaias” a “palmeiras imperiais”
Forma de abordagem: Neste curso interage-se com a platéia, usando seus próprios exemplos e respostas, conscientizando os indivíduos a perceberem como o medo cria a omissão que desgasta, levando ao distúrbio do estresse e conseqüentemente à depressão, com suas repercussões graves.
O “samambaia”, normalmente amante do cantinho, à sombra e com água fresca, mas observador de tudo à volta, é tão incentivado, que acaba perdendo suas defesas e passa a se entrosar, gerando soluções incríveis.
É solicitado à platéia a proposição de problemas reais, a serem solucionados. Ocorre uma excelente melhora na comunicação grupal.
Duração: 02,30 horas.
Comprador Satisfeito
Público alvo: Aos vendedores, sejam patrões ou colaboradores.
Objetivos: Reciclar os vendedores na arte de fazer as pessoas felizes, para que se tornem compradores satisfeitos.
Conteúdo: A carência afetiva: marca registrada do povo moderno – Causas e conseqüências. Por que o nosso trabalho, às vezes; é estafante e pouco prazeroso? O que deve ser levado em conta, na hora da realização de uma venda? O papel da comunicação correta no momento da venda . A Lei de Defesa do Consumidor.
Forma de abordagem: Curso interativo.
Duração: 02,30 horas.
Comunicação objetiva
Público alvo: A todas as pessoas que transmitem ordens e as desejam cumpridas sem erros de comunicação.
Objetivos: Conscientizar ás pessoas que as nossas idéias nem sempre são transmitidas claramente, pois a visão de quem transmite já está trabalhada e quem a recebe, a vê pela primeira vez, em bruto.
Conteúdo: O indivíduo e a sociedade; A formação da personalidade; O indivíduo e o sexo; O indivíduo e a família; O indivíduo e o trabalho; Compreendendo e diagnosticando a cultura da empresa; Discussão específica dos problemas de comunicação da empresa; Verbalização de mensagens entre os participantes;
Proposta de realização de grupos permanentes de discussão dos problemas empresariais.
Forma de Abordagem: Interativa com a platéia, que é aquecida e unida sem se aperceber, revelando de forma genérica os mecanismos de defesa e os erros de comunicação, mostrando que não se erra, se o indivíduo está disposto a acertar e a discutir as dificuldades encontradas. Ao se discutirem os problemas específicos de comunicação da Empresa, já atingimos um pensamento uníssono, onde todos se sentem capazes de verbalizar sem medo.
Duração: Mínimo de 20 horas, em reuniões de duas horas de duração, podendo ser realizado fora dos horários dos turnos de trabalho. O tempo é decidido pelos participantes, à medida em que se desenvolve, com a anuência dos dirigentes. Já o aplicamos até com 200 horas de duração, em que uma terapia objetiva causou modificações estruturais profundas, das quais se beneficia até hoje a empresa.
Orientadores Sexuais
Público alvo: Aos pais, mestres e a todo o pessoal que lida na área de humanas.
Justificativa: Há 15 anos estamos orientando jovens em toda a rede escolar, em Associações de Bairros, para os perigos da AIDS e da promiscuidade que leva o uso das drogas, facilitando o contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Mas vínhamos percebendo a saturação destes jovens ao serem de novo lembrados destas coisas, tal a avalanche de palestras a que são submetidos.
Assim, resolvemos inovar e falar-lhes de uma vida sexual responsável e feliz, ministrando-lhes um curso intitulado "Sexo com Felicidade". Ao prestarem a atenção ao assunto que lhes interessa, acabam ouvindo sobre os efeitos das drogas sobre o sexo e sobre as doenças transmissíveis.
De 1998 a esta data resolvemos quantificar e especificar as motivações para o uso das drogas e sem nenhum direcionamento, descobrimos até agora (a pesquisa permanece em aberto), que 21%, no mínimo, dos usuários de drogas, o fazem por insegurança sexual.
Criamos o Curso ”Orientadores Sexuais”, onde estamos ampliando o número de formadores de opinião nesta área. Este curso, ministrado por todo o Brasil, tem, junto a todas as outras iniciativas, diminuído o número de Aidéticos em diversas regiões brasileiras.
Conteúdo: Embriologia, anatomia e funcionamento dos aparelhos genitais; zonas corpóreas de excitação sexual; preparação para o sexo feliz; fertilidade e os métodos anticoncepcionais; disfunções sexuais: diagnóstico e como orientar o tratamento; influência das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis sobre a vida sexual: mitos e tabus; dicas simples que ajudam; como falar de sexo com nossos filhos e amigos.
Forma de abordagem: Explanação áudio-visual de forma descontraída, sem sofisticação de termos técnicos, demonstrando a todo instante os efeitos do preconceito sobre a vida sexual. Ao final é reservado tempo para resolução de dúvidas e orientações.
Duração: 05 horas interativas, mais o tempo que a platéia exigir para respostas e orientações.
Otimizar Revoluindo
Objetivos: Demonstrar que a estabilidade empresarial pode ser um caminho para acelerar a estagnação e a superação pelos concorrentes.
Justificativa: O crescimento da empresa não pode ser feito sem um planejamento lógico, desprezando as ocorrências boas e criadoras de ansiedades, do passado.
Se elas trilharem um caminho fácil para evitar o desgaste e realizarem este crescimento sustentado em experiências vividas, sua otimização terá mais chance de sucesso.
Conteúdo: Que tipo de empresa vive sem problemas? - Como aprender com os problemas? - Como torná-los consultáveis ao enfrentarmos situações semelhantes? - Como corrigir insucessos cometidos no passado, que de certa forma se refletem nos dias atuais? - Como estes insucessos não corrigidos podem afetar ao futuro da companhia?
Forma de abordagem: Curso inteiramente pratico, solvendo possíveis problemas propostos.
Duração: Mínimo de 03 horas.
O Turista Essencial
Público alvo: Alunos do curso de Turismo e comerciantes de cidades turísticas
Conteúdo: Quem é o turista? - Suas expectativas - O turismo como descarga emocional - A prestação de serviços diretos e acessórios - Fazendo amigos valiosos - O cadastro valioso - Antecipando às expectativas do visitante.
Duração: 02 horas.
Qualidade de Vida
Público alvo: A todas as pessoas que "felizmente" ainda não se crêem realizadas.
Justificativa: Conscientizar os participantes que entre "querer" e "poder", existe uma visão interior muitas vezes irreal, onde a nossa auto-imagem dita o que iremos fazer.
Conteúdo: De "burrinho insatisfeito" a cidadão com os pés no chão - O meio social - A mídia - O preconceito - Mitos e tabus sexuais - A família - O ambiente de trabalho - O medo de errar - Encarando as barreiras - O aperfeiçoamento "OTIMIZADO" - Um lugar ao sol.
Forma de abordagem: Totalmente interativo, usando a platéia e seus exemplos.
Duração: Mínimo de 2 horas, dependendo da platéia.
Sabotagem: Identificação e Controle
Objetivos: Corrigir o conceito de sabotagem, desmistificando também, a visão comum de que a sabotagem só ocorre em empresas desorganizadas, por motivos políticos ou em épocas de dissídio.
Justificativas: Milhões de dólares por ano são desperdiçados em atos de sabotagem e vandalismo nas empresas. Entretanto este é um assunto tabu e as empresas preferem ignorá-lo, a enfrentá-lo.
Conteúdo: Conceito; Causas motivadoras pessoais do sabotador e criadas pela empresa; Principais tipos de sabotagens; Tipos de sabotadores; Mecanismos de prevenção e controle da sabotagem.
Forma de abordagem: Discussão teórico/prática, baseada nas observações do monitor em mais de 10 anos de trabalhos nesta especialidade.
Duração: 03 horas interativas, mais o tempo que a platéia exigir para respostas e orientações.
Sexo Feliz
Objetivos: Queremos redimir dúvidas sobre sexo, de indivíduos normais, de quem vive infeliz, de quem muitas vezes está se drogando, transformando-os em pessoas felizes e realizadoras, capazes de se beneficiarem intensamente com este prazer maior.
Conteúdo: Anatomia e funcionamento dos aparelhos genitais; preparação para o sexo feliz; principais disfunções sexuais; influência das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis sobre a vida sexual: mitos e tabus; dicas simples que ajudam.
Forma de abordagem: Explanação áudio-visual de forma descontraída, sem sofisticação de termos técnicos, demonstrando a todo instante os efeitos do preconceito sobre a vida sexual. Ao final é reservado tempo para resolução de dúvidas e orientações.
Duração: 02,30 horas interativas, mais o tempo que a platéia exigir para respostas e orientações.
Tudo tem a ver com todas as coisas...
Objetivos: Estabelecer correlações entre as tarefas mais simples, com as mais complicadas, desmistificando os que se sentem indispensáveis.
Justificativas: Quantas vezes nos deparamos com soluções simples, bem à nossa vista, quando as estamos procurando em outras direções. Isto ocorre porque não temos conscientizada uma metodologia de pesquisa, de busca, de raciocínio. É um curso que serve como libertação dos "tapa-olhos", que só nos atrapalham e faz uma introdução ao método científico.
Conteúdo e forma de abordagem: Como se aplica a qualquer área de atividade humana, seu conteúdo e forma de abordagem é adaptado à situação e à carencia dos participantes.
Um trabalho mais que perfeito
Objetivos: Ensinar as pessoas a fazerem qualquer trabalho de forma objetiva, com a consciência de que tudo pode ser aperfeiçoado.
Justificativas: O processo educativo/adaptativo é geralmente castrador, pelo excesso de juízo crítico exigido. Daí as pessoas assumirem papel de dominados, submissos, desgastados, exigindo chefias controladoras.
Conteúdo: Por que nossos trabalhos saem medíocres? - O que deve ser levado em conta, na hora da realização de uma tarefa? - O papel da comunicação no entendimento da tarefa - A chefia eficaz - Encontrando soluções, ao invés de criar problemas - Integrando a visão da empresa e a do funcionário.
Forma de abordagem: Curso inteiramente prático.
Duração: Mínimo de 03 horas.
_____________________________
PALESTRAS
A Cultura da empresa
Nesta palestra procuramos demonstrar que, ignorar os usos e costumes da empresa, pode levá-la a erros repetidos e até a um processo auto-destrutivo, onde muitas verdades são escondidas.
Temos percebido que muitos dirigentes e executivos só buscam esta ajuda em momentos críticos. A empresa deveria ser sempre dirigida com um lema: "A verdade a qualquer custo!"
Temer o erro e ocultá-lo, por medo de perder o posto é o meio precipitante para o desemprego.
Ambientação - O essencial relegado
Contate a melhor empresa de consultoria para selecionar seu candidato a uma vaga. Escolha os melhores currículos, faça entrevistas fantásticas com os candidatos. Contrate o mais preparado.
Coloque-o em linha e veja como o fracasso pode acontecer em curto prazo...
Por quê? As suas "feras" jantaram o contratado, pois a ambientação dele foi esquecida.
Contratar e não ambientar pode ser o mesmo que casar e trazer a sogra para dormir nos pés da cama.
Nossa palestra aborda estes meandros com detalhes surpreendentes.
Assim caminha a humanidade
Como cresceram e desapareceram os grandes impérios, é a resposta que queremos demonstrar, para com base nesta compreensão percebermos os nossos passos futuros. Sem uma abordagem catastrófica, mas com visão objetiva do que devemos encarar e como nos preparar para desempenharmos um papel construtivo, sem ilusões, com realismo.
Burrice emocional
"O mundo gosta de novidades!" nos justificou um colega que adora ser o primeiro a receitar os últimos lançamentos farmacêuticos. Ele nem se importa com o preço, só não compreende porque a clientela está minguando.
Como estamos vendo, surgem volta e meia linguagens enriquecedoras (para seus criadores) que só sintetizam verdades antigas, que pinçam o que há de causador de emoção e faturam nos carentes de auto-ajuda.
Resolvi criar uma pergunta chocante: Existe a burrice emocional? Segundo os re-inventores da roda, o mundo deve ser composto de inteligentes e burros emocionais.
Estamos convencidos que existem pessoas infelizes de diversos tipos: os sem cultura adquirida, os com cultura inútil e os obcecados em adquirir cultura sem saber usar. Todos têm em comum um único problema: Não aprenderam a se aceitar e pouco importa o que façam, vão ser sempre infelizes, se não olharem para dentro de si.
Nossa palestra mostra como identificar um problema, como propor soluções possíveis e como perceber quais são os obstáculos que criamos. Ensina mais: a importância da premiação a cada solução resolvida e a importância de um registro de ocorrências. Veja porque...
Consigo
Nesta palestra procuramos desvendar o significado das expressões "Ah, mas...", "Esta é fogo...", "Será que vai dar certo?", "Será que o cara não se confundiu?", "Será que eu consigo?"
Ninguém será contra você, se você estiver consigo, com a certeza de que: "Consigo, se tentar sem medo!"
Ela é uma palestra que nos foi pedida com este título e aborda os porquês das pessoas exercerem uma auto-crítica tão exacerbada.
Estresse em casa e no trabalho
Parece chique falar: "Estou estressado!", tanto que é o que mais se ouve, hoje em dia.
O que é o estresse? Como os estresses repetidos criam o Distress, ou Distúrbio do Estresse?
Como a partir do Distress cria-se a Depressão? Quais as suas consequências graves e como podem afetar nossa vida para sempre, são os destaques desta palestra.
A Organização Mundial da Saúde estima que a depressão já é a quarta causa de incapacitação para o trabalho e prevê um número crescente de pessoas doentes como consequência. A depressão já é a principal causadora de consultas com outros especialistas, que, muitas vezes, só cuidam dos sintomas aparentes.
Já notaram quantas pessoas sofrem gastrite, pressão alta, dores de cabeça e vivem tomando remédios receitados, sem saber qual a causa dos seus sintomas?
Quantas pessoas depressivo/ansiosas fazem regimes com drogas proibidas por lei, crendo que só por terem ido a um "receitador", estão no caminho certo?
Aprenda a se conhecer, a fazer coisas difíceis sem raiva, a não descarregar na família suas frustrações. Aprenda a conhecer as causas que o levam a sofrer tanto. Dê aos seus funcionários, alunos, sócios, esta oportunidade.
Retorno às Origens
Empresa falida é a única que não tem problemas.
Inovar, otimizar, pesquisar, são as constantes do mundo empresarial modernos. Mas uma pergunta se impõe a todo instante: “Será que não existiam regras, valores, formulações, soluções, anteriormente”? Tudo precisa ser inventado hoje?
Temos a certeza de que um retorno às origens, um pouco de discussão, uma reavaliação comparativa dos métodos e sistemas, poderiam perfeitamente nos revelar o que já deu certo, o que é insofismável e o mais simples que existe. Em todos os ramos da atividade pensante. A este processo denominamos REVOLUIR.
Cremos ser possível OTIMIZAR REVOLUINDO, com muito sucesso.
Assim, empresas, família, religiões, escolas, terroristas, sociólogos travestidos, todos poderiam tentar se orientar melhor, se aprendessem a voltar os olhos para as origens de todos os problemas e os usos e costumes para abordá-los. Com certeza
Reuniões sem traumas
O mundo vive uma das maiores contradições: Cresce o número de pessoas tementes a Deus. As Igrejas surgem como formigas e a competitividade agressiva surge para negar tudo que se afirma diante dos altares.
Nas empresas o mesmo acontece: Não satisfeitos em evoluir, uma parte dos executivos procuram criticar, criar problemas aos seus pares, como crianças que apontam os defeitos dos irmãos, crendo que irão brilhar junto aos pais.
Como fazer uma empresa coesa, com departamentos eficazes, cada qual mostrando mais competência e ao mesmo tempo mais solidariedade?
Esta palestra levanta as causas das "melancioses" e mostra como ser eficaz sem mordacidade.
Sem medo de errar
Será possível viver sem medo, sendo ele a nossa defesa vital? Como modelar a crítica para criar sem medo? Quais fatores ligados ao ambiente empresarial, familiar e social estão freando funcionários, levando-os à mediocridade?
Cremos obter as respostas até o fim da palestra.
Ser, ter, ou parecer com?
Aqui procuramos demonstrar a formação pessoal e seu direcionamento na vida prática. Trata-se de uma visão objetiva dos rumos que a humanidade está se conduzindo e suas possíveis consequências.
Trabalho sob pressão faz bem!
Quase todos nós já ouvimos a comparação de pessoas com os "burrinhos de cangalha".
Personagens das carvoarias ou dos canaviais do nordeste, são carregados com os fardos sobre as cangalhas e fazem, ida e volta o mesmo caminho, quase nem parando. Aos domingos e nas sextas feiras gordas, são soltos pelo campo, mas a rotina os leva a percorrerem o mesmo caminho, não percebendo que poderiam buscar novos rumos.
Nas empresas o trabalho de rotina é quase sempre preferido e quando surge a necessidade de uma aceleração, surgem os resmungos. Não sabem estes funcionários, que a pressão profissional costuma ser vital para uma limpeza orgânica, uma revascularização cardíaca.
Aprenda como tirar proveito da pressão e como evitar que a pressão se transforme em Tensão, esta sim, maléfica, estressante.
Transformando Samambaias em Palmeiras Imperiais
Certa vez ouvimos um empresário repreender um funcionário tido como acomodado: "Quem nasce para samambaia, nunca chega a palmeira imperial!" O funcionário retrucou sorrindo: "Cá de baixo a gente vê melhor as coisas!" Eram personagens de uma empresa onde as ordens eram dadas aos berros, os erros ocorriam em cascata e no refeitório o pebolim jazia com os pés quebrados, moídos.
Estudando os dois personagens, elaboramos esta palestra, onde mostramos quem são os samambaias, como eles têm uma visão acurada dos problemas, mas sua necessidade de se proteger, faz com que sejam julgados uns coitados, que na verdade só precisam de um adubo: encorajamento. Temos casos incríveis vividos com estes personagens reais.
Outros
Além dos cursos e palestras citados, realizamos outros personalizados, criados após contatos com os dirigentes das empresas, escolas e outras entidades, conforme suas necessidades, levando-se em conta a cultura da entidade solicitante.
Contatos: drmarcioconsigo@uol.com.br
www.recantodasletras.com.br/autores/drmarciofunghi
Fone: +55 19 3541-1254