O politicamente correto inviabiliza a discussão

O discurso ideológico da esquerda, aliado ao nosso temor de não ofendermos, ou melhor, de sermos desagradáveis a grupos que foram caracterizados, pela própria esquerda, de vítimas, a junção desses dois fatores cria uma onda que arrebata toda a sociedade, uma avalanche do politicamente correto.

O politicamente correto faz com que nossas palavras sejam medidas e calculadas, que elas tenham uma avaliação prévia antes de serem proferidas.

Isso não significa que nós temos o direito de falar qualquer coisa a respeito de outrem, pois com efeito podemos estar provocando uma violência de caráter moral (ainda que eu ache as injúrias verbais algo fascinante, que não causam danos físicos e podem ser retrucadas de forma ainda mais virulenta e, não obstante isso, elegante) . A análise prévia também não é reprovável, pelo contrário, trata-se um crivo que "limpa" nosso discurso antes de o falarmos.

Mas esse comedimento não provém simplesmente da nossa preocupação com o discurso, quisera fosse. Esse comedimento é causado pelo politicamente correto.

Atualmente, se nos excedermos em alguma crítica aos homossexuais e até, quem diria!, negros e mulheres, que passaram a ser protegidos pela esquerda sei lá porque, não há que não nos rotule de homofóbicos, machistas, racistas...

O politicamente correto não funciona à base de argumentos, apenas de nomes pré-concebidos como os citados acima.

Logo, não há como vencê-lo por meio de um debate, pelo conflito de ideias, pois não há ideias para que as conflitemos. A única alternativa possível é, segundo o Olavo de Carvalho, denunciarmos esta blindagem que o politicamente correto, ou, nas palavras do Pondé, a Praga PC, possui e inviabiliza a saudável oposição de ideias.

Marcel Sepúlveda
Enviado por Marcel Sepúlveda em 24/11/2015
Código do texto: T5459631
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.