Demarcação da Reserva Extrativista Chico Mendes

Aos poucos o sonho do líder seringueiro Chico Mendes vai se tornando real.

A sua morte trágica, em 22 de dezembro de 1988, repercutiu na mídia nacional e internacional, pressionando o governo brasileiro a agir para resolver os conflitos entre seringueiros e fazendeiros no estado do Acre.

Assim, o Presidente da República José Sarney assina o Decreto Federal de n° 99.144, de 12 de março de 1990, criando a Reserva Extrativista Chico Mendes (RESEX Chico Mendes), como reconhecimento da identidade dos seringueiros, povos que viveram explorados secularmente pelos patrões da borracha nativa na Amazônia.

Considerada a maior Reserva Extrativista do país, a RESEX Chico Mendes é formada por 970.570 hectares de florestas, abrangendo 7 municípios do estado do Acre: Rio Branco, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e Sena Madureira. Atualmente, vivem nela cerca de 1800 famílias, totalizando aproximadamente 10 mil pessoas.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destinou U$$ 8 milhões de dólares ao Projeto de Proteção ao Meio Ambiente e das Comunidades Indígenas (PMACI), que investiu parte desse recurso na demarcação da RESEX Chico Mendes.

Em 07 de setembro de 1991, um grande evento foi organizado para anunciar o início da demarcação da Reserva Extrativista Chico Mendes, na cidade de Xapuri (Acre), onde estiveram presentes o secretário-adjunto da Secretaria Especial de Meio Ambiente, Eduardo de Souza Martins, além de representantes do IBAMA, do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUMA) .

Centenas de seringueiros, sindicalistas e moradores de Xapuri e cidades vizinhas estavam presentes para ouvir as autoridades anunciarem uma série de ações.

O trabalho de demarcação da área da RESEX Chico Mendes, previsto para iniciar em 10 de setembro de 1991, ficou a cargo do Serviço Geográfico do Exército, que inaugurou na oportunidade o marco geodésico da Reserva.

As autoridades anunciaram os preparativos do processo de concessão de uso aos moradores para o extrativismo auto-sustentável, paralelamente ao trabalho de desapropriação das terras. Também foi anunciada a proposta de elaboração do Plano de Utilização da Unidade.

Como uma materialização dos sonhos e ideais do ecologista Chico Mendes, essa Reserva que recebe seu nome se tornou referência extremamente positiva para toda sociedade brasileira que espera do governo a implantação de políticas públicas que unem a conservação da natureza com a valorização dos povos tradicionais da Amazônia!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Novembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 23/11/2015
Reeditado em 23/11/2015
Código do texto: T5458217
Classificação de conteúdo: seguro