OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA

OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA

Filme protagonizado pelos artistas Sophia Loren e Marcello Mastroianni.

Uma história de namorados que pra não ir imediatamente pra guerra, resolvem se casar, gozando, assim, de mais doze dias de licença matrimonial. Contam com a sorte de não prosperar a guerra ao termino da licença. Mas como isso não acontece, ele repentinamente simula um ataque de loucura, que o leva ao hospício.

Quando da visita da esposa ao manicômio, o diretor clinico desconfia da farsa e fica observando pela fresta da porta do parlatório. Como só iam acontecer, eles se abraçam e chega a se deitar sobre a mesa, momento em que é pego pelo diretor que o intima a ir à fronte ou ser processado como desertor.

Então ele vai pra guerra e por causa da tempestade de geada, ele fica congelado e socorrido pelo companheiro de tropa, até que sofre de amnesia, não sabendo o que se passa até recuperar a consciência. Nesse momento ele esta casado com uma russa e tem uma filha com ela.

Todo o trama do filme se passa com a sua mulher que vai pra Rússia a procura do marido, até que o localiza com família constituída. Assim desiste dele e volta pro seu lar, com quem também se acha casada e com a maternidade de um bambino.

Como pano de fundo desta história, nos parece que o filme é uma propaganda da Rússia do pôs Guerra, contando os benefícios do comunismo, e da postulação das vantagens sociais que o regime proporciona.

Foi exibido na linguagem do Inglês, com legenda em português, quando nos trailers se passa no italiano.

O tema musical é de Henry Mancini, filmado nos ano de 1970, duração de 107 minutos.

O significado do Girassol é a força existente dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. Por sua característica de buscara a luz do sol, ela gira entorno de si mesma, demonstrando equilíbrio e generosidade não só pelas suas sementes concentradas ao centro da flor, como também pela abundancia de suas pétalas amarelas contrastando o seu amarelo ouro com o marrom escuro das sementes. Uma flor resistente aos intemperes das adversidades climáticas, subsistindo, aos seus infortúnios.

Esta “garra” dos Girassóis, demonstra a bravura de seus soldados russos, bem como a sua politica comunista que sobrevive frente as nações democráticas e capitalista ao redor do mundo.

Uma planta milenar cultivada pelos Astecas com suas crendices da boa e má sorte, desde a gestação humana, até o sepultamento do corpo que teve longa vida e seus misteriosos biótipos e genética contraditória.

Assim como os abutres se alimento dos corpos, também as aves exóticas se alimentam das suas sementes. Criando um devindo na cadeia da sucessão hereditária das espécies.

São Paulo 13 de Novembro de 2015.

José Francisco Ferraz Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 15/11/2015
Código do texto: T5449857
Classificação de conteúdo: seguro