Cantor Sting e IBAMA na defesa dos índios Kayapó

O roqueiro britânico Sting ficou famoso mundialmente como vocalista da banda de Rock The Police, mas foi sua intensa luta pela proteção da Amazônia que o consagrou como uma das mais importantes celebridades internacionais!!!

Em outubro de 1988, Sting conheceu o cacique Raoni num evento em São Paulo e se uniu a ele na luta em prol dos índios. Poucas semanas após aquele primeiro encontro, os dois foram recebidos em audiência pelo Presidente da República José Sarney, que se comprometeu a demarcar a Terra Menkragnoti do povo Kayapó desde que fossem obtidos recursos necessários.

Naquela época, o Brasil passava por forte crise financeira e a FUNAI carecia de finanças para arcar com dos estudos técnicos para demarcar a área.

Assim, Sting e Raoni percorreram diversos países, promovendo shows beneficentes em busca daquele sonho. Ao final, conseguiram reunir 1,5 milhão de dólares para ser utilizado na demarcação da reserva do Xingu.

Como fruto daquela turnê mundial, Sting e sua esposa Trudie Styler resolveram fundar duas instituições para conduzir ações não só para apoiar os Kayapó, mas para defender todos os povos indígenas da Amazônia. Assim, nasceu a “The Rainforest Foundation” com sede em Nova Iorque (Estados Unidos) e a Fundação Mata Virgem em Brasília.

A Fundação Mata Virgem (FMV) era presidida pelo renomado antropólogo Olympio Serra e contou com apoio de muitos artistas, ambientalistas e intelectuais brasileiros, como: André Villas Boas, Gilberto Gil, Rita Lee, Roberto de Carvalho, Ruth Monserrat, Walter Alves Neves etc.

O IBAMA, criado em fevereiro de 1989, somou forças nessa luta. Os funcionários do Instituto não mediam esforços para defender os interesses dos povos indígenas – considerados os verdadeiros ecologistas e defensores da natureza.

Em janeiro de 1990, o presidente do IBAMA Fernando César Mesquita recebeu o cantor Sting na sede nacional em Brasília. O auditório ficou lotado de servidores e visitantes interessados em ouvir as propostas das lideranças indígenas, como os caciques Raoni e Megaron Txucarramãe, além dos diretores da Fundação Mata Virgem.

Em 1993, ambientalistas e indígenas comemoraram bastante quando foi anunciada publicamente a homologação da Terra Indígena Menkragnoti, com cerca de 4,9 milhões de hectares, localizada entre o sul do Pará e norte do Mato Grosso. Até hoje essa área é reconhecida como uma das maiores e mais bem preservadas reservas florestais da Amazônia.

Essa história mostra que desde sua origem o IBAMA tem atuado lado a lado na proteção do meio ambiente e na defesa dos povos indígenas. Como gêmeos siameses, essas duas causas tem se mantido unidas e inseparáveis, desenvolvendo-se e alcançando juntas grandes vitórias para a sociedade brasileira!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Novembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 06/11/2015
Reeditado em 07/11/2015
Código do texto: T5440168
Classificação de conteúdo: seguro