Lucélia Santos - Amiga do IBAMA e Musa do Verde

A atriz Lucélia Santos ficou famosa internacionalmente por sua atuação na novela Escrava Isaura, em 1976, televisionada em mais de 80 países, conquistando diversos prêmios.

O mesmo sucesso seguiu sua carreira no cinema, consagrando-se como uma das mais populares e queridas celebridades nacionais, recebendo o título de “Namoradinha do Brasil”.

Lucélia Santos passou a usar sua enorme popularidade em causas nobres, envolvendo-se em projetos e lutas sociais, especialmente, na defesa dos direitos humanos e proteção do meio ambiente.

Esteve presente em praticamente todas as ações e campanhas promovidas por artistas, intelectuais, defensores da natureza e indigenistas das décadas de 80 e 90, como: Ney Matogrosso, Maitê Proença, Eduardo Dusek, Raul Gazolla, John Neschling, Luise Cardoso, Alfredo Sirkys, José Lutzenberger, Sidney Possuelo, Carlos Minc, Fernando Gabeira, Marina Silva, Chico Mendes, Fábio Feldmann etc.

Em 1988, uniu-se ao Cacique Raoni, roqueiro Sting e presidente da Fundação Mata Virgem Olympio Serra mobilizando a mídia nacional e internacional contra a construção da Usina Belo Monte no Rio Xingu, no Pará.

Quando o IBAMA foi criado pelo Presidente José Sarney, em 22 de fevereiro de 1989, Lucélia Santos passou a contribuir intensamente com seus profissionais. Propôs a implantação de diversas Unidades de Conservação, como a Floresta Nacional de Mapiá-Inauini criada no sul do estado do Amazonas. Reforçou coro com o Dr. José Lutzenberger no combate ao uso de agrotóxicos e transgênicos. Ao lado de técnicos e fiscais do IBAMA participou da Conferência ECO-92 no Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, ampliou o debate na construção da Política Nacional de Educação Ambiental. Esses são só alguns exemplos, mas sua atuação no dia a dia do IBAMA foi realmente extensa.

Também apoiava fervorosamente a causa indígena, estando inclusive em cerimônias no Palácio do Planalto, quando Presidentes e autoridades se reuniam para homologação de Áreas Indígenas.

Lucélia Santos soube ampliar sua atuação além dos palcos e das telas, usando seus talentos, beleza e carisma para despertar a opinião pública para questões importantes.

Por tudo isso é que Lucélia Santos ficou conhecida como a “Musa do Verde”, sendo considerada unanimemente a artista mais querida e respeitada pelos servidores da área ambiental, em geral, e especialmente pelo IBAMA!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Outubro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 16/10/2015
Reeditado em 16/10/2015
Código do texto: T5416597
Classificação de conteúdo: seguro