Vice-presidente dos EUA visita sede nacional do IBAMA

Um encontro alegre, cheio de entusiasmo, com boas expectativas para fortalecer as parcerias dos governos brasileiro e norte-americano na gestão ambiental: assim foi o clima da reunião da diretoria do IBAMA com a presença do vice-presidente dos Estados Unidos, o advogado Dan Quayle.

A visita de uma autoridade estrangeira tem um peso enorme para promover a imagem e valorizar as ações e políticas institucionais, especialmente quando se trata de governantes de grandes países, como é o caso dos Estados Unidos.

Nos anos 70 e 80, o Brasil e Estados Unidos já tinham forte atuação na área ambiental, como por exemplo, através da parceria do IBDF e Serviço Florestal na condução da política florestal e criação de Unidades de Conservação e por meio do Programa Nacional do Meio Ambiente executado pela Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA). Mas, certamente que foram os preparativos para a ECO-92 que mais geravam expectativas. Esta seria a segunda vez que a ONU promoveria uma Conferência exclusivamente para tratar do Meio Ambiente, e a cidade do Rio de Janeiro teria o privilégio de agremiar mais de uma centena de líderes de todo mundo nessa proposta.

Além disso, no plano financeiro o Presidente Fernando Collor estava promovendo ações para abertura da economia brasileira – outro motivo de grande interesse binacional.

Assim, a visita do vice-presidente americano Dan Quayle ao IBAMA, em julho de 1991, ocorreu dentro desse contexto. Ele veio acompanhado de sua bela esposa, Marilyn Tucker, e filha, Mary Corinne Quayle.

Os funcionários que presenciaram aquele dia lembram-se bem do enorme rebuliço. O número de seguranças e os preparativos para garantir tranqüilidade ao encontro foram realmente impressionantes. Policiais federais, seguranças, detectores de metal, revistas minuciosas, necessidade de identificação funcional, entre outros aparatos, mudaram a rotina na sede do IBAMA. Mesmo com aquilo tudo, o clima da visita foi recheado de alegria e empolgação – afinal, aquela era a primeira vez que um Vice-chefe de Estado se fazia presente no Instituto.

A presidente do IBAMA, Tânia Maria Tonelli Munhoz, conduziu a reunião com a presença de diretores e coordenadores, quando o vice-presidente pôde conhecer os trabalhos do IBAMA, para depois assinar um acordo de parceria.

Ao final da cerimônia, a presidente do IBAMA recebeu um lindo porta-jóias de presente. Em retribuição, Tânia Munhoz presenteou com livros a esposa e filha, e ao vice-presidente um broche com a logomarca do IBAMA. A reunião terminou assim, num clima de descontração e entusiasmo – atendendo as todas as expectativas e fazendo reverberar efeitos positivos até aos mais distantes escritórios do IBAMA no interior do país.

Já se passaram mais de duas décadas daquele encontro e até hoje foram poucas as visitas de presidentes e vice-presidentes norte-americanos ao Brasil, e ainda mais raros os momentos em que tais autoridades de âmbito internacional visitaram diretamente um órgão público. Na maioria dos casos, eles se limitam a falar com chefes de estado, ou a participar de eventos externos com a presença do público.

A visita do Vice-presidente americano, Dan Quayle, marca um período impar na história do Instituto federal. Aqueles foram tempos áureos para o IBAMA, de grande orgulho e projeção internacional, que muitos desejam que retornem com força e intensidade!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Outubro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 06/10/2015
Reeditado em 06/10/2015
Código do texto: T5406532
Classificação de conteúdo: seguro