Duas Crenças que você precisa compreender Hoje
Hoje ao meu ver existem duas crenças (proposições) absolutamente necessárias tanto para ser entendidas quanto para se compreender a linha de raciocínio atual. Na verdade, diria que são duas crenças que realmente não encontro boas razões para contrapo-las:
1 - Progresso: Há de fato um progresso científico. Esse progresso parece ser de crescimento exponencial. O "outro progresso", de linha moral precisa ser melhor fundamentado, e parece "se dar" de forma linear. Mas de qualquer jeito é de certa maneira fácil argumentar que hoje a humanidade vive melhor e mais (por causa do científico) e mais preocupada "um com o outro" (por causa do moral), por exemplo, hoje as pessoas parecem estar atentas a conflitos e dificuldades de sociedades que muito dificilmente lhe afligiriam.
2 - Conflitos Sociais: A História demonstra que no decorrer da "história humana", as castas sociais, ou os segmentos de sociedade, de "vez em quando" se embatem. Ora buscando melhorar suas condições de existência, ora buscando alcançar ou manter o poder que possui. Ou seja, por mais que as variáveis "variem" -- perdoem minha redundância -- é certo que há, haverá ou houve, conflitos sociais dentro de uma mesma sociedade, entre as "castas" ou segmentos da mesma sociedade.
Ambas as proposições parecem ter fundamentos empíricos e ao meu ver, são crenças bem razoáveis e distintas para serem assentidas (falando como um cartesiano).