IBAMA - Amigo dos Índios

O Brasil é reconhecido por sua enorme riqueza em recursos naturais e diversidade sociocultural. Como nação, temos o privilégio de possuir uma natureza exuberante e mais de 240 povos indígenas que se desenvolveram durante séculos em harmonia com esse ambiente majestoso.

O IBAMA logo em sua origem soube reconhecer esses valores, dando especial atenção em suas ações para unir os esforços de proteção do meio ambiente com a valorização das populações indígenas.

Existem inumeráveis momentos na história do IBAMA que demonstram isso.

O 1º Presidente do IBAMA, Fernando César Mesquita, fez sua gestão com ações totalmente integradas na proteção ambiental e respeito à cultura dos índios. Era freqüente a presença de lideranças indígenas na sede nacional do Instituto em Brasília.

Naqueles bons tempos os índios se pintavam, vestiam adornos plumados e pegavam seus arcos e flechas, não para protestar ou brigar, mas, sim, para dançar e celebrar em eventos e cerimônias diversas. Eles eram sempre bem-vindos ao IBAMA, onde recebiam ótimo tratamento!!!

Em 1991, o prof. José Lutzenberger, na função de Secretário Nacional de Meio Ambiente, atuou em intensa parceria com o IBAMA, dando total apoio a causa indígena. Foi um dos mentores para a criação de um grupo composto por representantes de diversos Ministérios da Justiça, Relações Exteriores, Educação, Saúde etc. para conduzir um projeto de recuperação da área dos índios Ianomâmi.

Em 1994, o Presidente do IBAMA, Simão Marrul, ficou reconhecido como um dos gestores mais abertos ao diálogo e ampla participação dos servidores e demais parceiros na construção da agenda institucional. Os grupos indígenas tinham oportunidade de se reunirem no Auditório do IBAMA, apresentando sugestões para reforçar as ações e projetos.

O final da década de 90 e começo de 2000 representam os “Anos Dourados” da amizade entre o IBAMA e os povos indígenas. Nesse período a gestão ambiental foi agraciada com três Ministros extremamente afinados com essa temática: Zequinha Sarney, José Carlos Carvalho e Marina Silva. Da mesma forma, os Presidentes do IBAMA Hamilton Casara, Rômulo Mello e Marcus Barros têm suas trajetórias familiar/profissional ligadas intimamente aos povos da floresta. Casara e Rômulo nasceram no interior da Amazônia (em Rondônia e Pará, respectivamente), e cresceram em sintonia com o meio ambiente. O Dr. Marcus Barros iniciou sua carreira como médico junto aos índios Tikuna no Rio Solimões, estado do Amazonas.

Fruto desse período, o Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV) sintetiza bem os inúmeros esforços e gigantescos resultados nessa afinidade entre o IBAMA e as comunidades tradicionais.

O Programa AAV foi criado com foco na capacitação de voluntários e multiplicadores para fortalecer o papel de cada cidadão como agente transformador de sua localidade e preservação ambiental. Nesse objetivo, milhares de comunidades de ribeirinhos, extrativistas, seringueiros, assentados etc. receberam treinamentos e cursos.

A Analista Ambiental Roberta Graf do Acre se tornou uma referência ao dedicar muito esforço na formação de quase 200 Agentes Ambientais Indígenas, de todas as etnias acrianas e mais 4 amazonenses. Um dos efeitos desse trabalho pode ser constatado estatisticamente na valiosa preservação ecológica dessas Terras Indígenas, que tem índices de degradação bem inferiores a outras áreas na mesma região.

Esses são só alguns bons exemplos que consegui reunir com apoio de amigos e colegas ambientalistas, mas certamente que existem muito mais.

Quando um profissional dá exemplo positivo, isso gera enormes resultados, pois todos os demais integrantes de seu Ministério ou Autarquia se sentem motivados e procuram seguir seus passos.

Felizmente, o IBAMA pode contar em sua história com inúmeros exemplos de servidores que superam as limitações diárias para fazer a diferença na valorização e respeito aos povos milenares que são os verdadeiros guardiões de nossa majestosa natureza!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Setembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 30/09/2015
Reeditado em 30/09/2015
Código do texto: T5399557
Classificação de conteúdo: seguro