Parque Nacional de Brasília

No final da década de 1950, o Brasil estava vivendo o “Projeto de Conquista do Oeste” conduzido sob a liderança do Presidente Juscelino Kubitscheck.

A construção de Brasília, no Planalto Central, representa o apogeu desse feito extraordinário em busca por novas fronteiras de desenvolvimento.

As Regiões Centro-Oeste e Norte eram praticamente desprovidas de ações governamentais, mas, com a criação da nova capital, diversas obras e programas foram executados para mudar tal realidade.

Em 1960, o Serviço Florestal do Brasil (SFBr), autarquia do Ministério da Agricultura, propôs a criação de Unidades de Conservação em áreas de Cerrado e na Amazônia.

Assim, em 29 de novembro de 1961, foi criado o Parque Nacional de Brasília, com área de 30 mil hectares, para proteger as nascentes e rios que abastecem de água a capital federal e preservar amostras significativas da vegetação e da fauna local, inclusive de espécies em extinção, como: tatu-canastra, veado-campeiro e lobo-guará.

Curiosamente, o Decreto nº 241/61 de criação do Parque Nacional de Brasília não foi assinado pelo Presidente da República João Goulart, mas, sim, por Tancredo Neves que era o Presidente do Conselho de Ministros. Naquela época, o sistema de Governo era o Parlamentarismo, e quem exercia o poder de Chefe de Estado era um representante dos 13 (treze) Ministérios.

Após sua criação, o Parque Nacional de Brasília foi sendo progressivamente estruturado pelo governo federal, tornando-se uma referência como espaço de lazer, cultura e preservação do meio ambiente.

Nos anos 70, foram construídas piscinas nas fontes cristalinas, que logo se tornaram atrativos extremamente populares, servindo para fixar no coletivo brasiliense o nome de “Parque Água Mineral”.

O Parque Nacional de Brasília representa parte da riquíssima história nacional. Foi criado há mais de 50 anos, como um das primeiras áreas protetoras do Cerrado. Seu surgimento está intimamente relacionado com a construção da nova capital federal, e também ao período em que nosso país viveu uma experiência de Governo Parlamentarista – fato pouco conhecido por nossa sociedade.

Atualmente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) tem o enorme privilégio de cuidar desse magnífico patrimônio cultural/ambiental de nossa nação!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Setembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 15/09/2015
Reeditado em 16/09/2015
Código do texto: T5382831
Classificação de conteúdo: seguro