Sabem o por que de os maestros, ficarem agitando e mexendo a Batuta?

Para não ficar de braços cruzados de costas para o público, pois orquestra bem treinada e afinada, toca sozinha!

Administrar é como preparar-se para reger uma orquestra,

- exige dedicação, conhecimento, experiência, atenção, energia, carisma, respeito, confiança, credibilidade e muita ralação, até que pelo “ouvido”, tenha certeza de que todos os músicos estejam muito bem treinados e os instrumentos perfeitamente afinados, para que a ‘coisa’ ande quase que sozinha, para então diminuir a “ralação”.

Administrador, eficiente e eficaz (1), tem que mostrar a cara, demonstrar que “sabe e o que sabe” de forma natural, sem confundir humildade com falsa modéstia.

Porém a equipe tem que “andar sozinha, sob seu olhares atentos, os olhos do Administrador, são os ouvidos do Maestro.

Administrador, que baixa a cabeça, seja para executar porque não treinou sua equipe, seja por não confiar nela, porque se rende aos poderes da hierarquia, prendendo a “bunda na cadeira”, perde a amplitude visão e consequentemente seu sentido de direção, gerenciamento ou supervisão.

Por isto o Maestro não tem que ficar tão atento quanto o Administrador, mas de ouvidos bem aguçados, para perceber e corrigir os menores meneios de desafinação de qualquer musico em seu instrumento

– a orquestra é um todo -, a melodia não se produz em sua beleza e sublimidade, tocada individualmente por um único musico profissional, por mais perfeito que ele seja e afinado seu instrumento musical.

Se você crê nisto, modifique-se, enquanto é tempo, pode haver algum maestro potencial em sua equipe, e não se engane, a maioria dos subordinados querem nosso lugar.

(1) Conceitos práticos da Adm de Empresas

EFICÁCIA

Ser eficaz é fazer as coisas de forma correta, atingindo resultados.

Diz respeito aos objetivos propostos, ou seja, a relação entre os resultados propostos e os atingidos.

EFICIÊNCIA

Ser eficiente é fazer as coisas da melhor forma possível, fazer bem feito.

Nesse sentido, eficiência é cavar um poço artesiano com perfeição técnica, já eficácia é encontrar a água.