Sede Nacional do IBDF/IBAMA

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) foi criado em 1967 como uma autarquia vinculada ao Ministério da Agricultura. Sua primeira sede ficava no Rio de Janeiro.

Em 1974, a administração central do IBDF foi transferida para Brasília, passando a ocupar dois andares do Palácio do Desenvolvimento – Edifício onde também se situavam as demais autarquias e empresas públicas do Ministério da Agricultura (SUNAB, CONAB, SUDEPE, CFP, INCRA, EMBRAPA e CIBRAZEM).

Em 15 de fevereiro de 1979, aconteceu uma grande comemoração pela inauguração da Sede Nacional do IBDF, nas proximidades do Lago Paranoá. Nessa época o Presidente do Instituto era Paulo Azevedo Berutti e o Ministro da Agricultura o Engenheiro Alysson Paulinelli.

Assim, os servidores do IBDF deixaram as salas apertadas e pouco ventiladas do Palácio do Desenvolvimento e passaram a trabalhar numa construção belíssima, localizada em uma área ampla de 22 hectares, cercada por jardins, espelhos d’água e árvores frutíferas.

Além do ambiente espaçoso e integrado à natureza, o Instituto disponibilizava ônibus para transporte até as residências, refeitório com café da manhã, almoço e lanche, além de serviço médico e odontológico. Nos intervalos do almoço e aos finais de expediente, funcionários podiam desfrutar bons momentos na área de lazer da Associação, com quadras esportivas, campo de futebol e salão de jogos.

Nos anos 80, o IBDF possuía centenas de Escritórios espalhados nos quatros cantos do país, de modo que sua capilaridade institucional só era equiparada a dos Correios. Além de promover ações de fomento florestal, o Instituto era responsável pela administração de dezenas de Unidades de Conservação, como os Parques e Florestas Nacionais.

Por essas e outras razões que o IBDF era reconhecido como uma das instituições federais mais fortes e atuantes em todo território nacional.

Após 22 anos de existência e muito trabalho, o IBDF se fundiu a outras três órgãos federais (SEMA, SUDEPE e SUDHEVEA), dando origem ao IBAMA.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Fevereiro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 28/08/2015
Reeditado em 28/08/2015
Código do texto: T5362743
Classificação de conteúdo: seguro