SOCIEDADE INCOERENTE

Se você fizer uma pesquisa, perguntando às pessoas da sociedade brasileira se elas são contra ou a favor do uso de drogas, a maioria responderá que é contra. A maioria da sociedade afirma que é contra o uso da maconha; contra o uso da cocaína e de tantos outros tipos de drogas, mas pergunte a essas mesmas pessoas se elas são contra o uso do cigarro ou contra o consumo de bebida alcoólica. Muitos que se dizem contra os outros tipos de droga dirão que não se opõem ao consumo da cerveja e de outras bebidas. Esses muitos não se dão conta de que a bebida alcoólica também é droga; não se dão conta de que o cigarro também é droga. A nossa sociedade é incoerente e hipócrita.

Toda pessoa sensata ou do bem se posiciona a serviço da vida e da saúde das pessoas. As pessoas devem se conscientizar de que as drogas não trazem bem a ninguém, a não ser quando são usadas como remédio. Atenção: eu não sou contra as pessoas que usam cigarro ou bebida alcoólica; eu sou contra o uso dessas drogas; eu sou contra o uso de qualquer tipo de droga, com exceção dos casos em que substâncias de drogas são usadas como medicamento; é o caso dos remédios que encontramos nas farmácias.

Que fique claro: eu não sou um inocente, que fala sobre o que não conhece. Eu já experimentei o álcool, que é droga, mas não encontrei nada bom no álcool. Eu não senti prazer na bebida alcoólica; eu não preciso de droga para ser feliz; eu já sou feliz, amo-me e admiro-me. Eu não preciso me anestesiar; eu não preciso esquecer os meus problemas; eu não quero esquecê-los; eu quero ser mais forte do que eles; eu sou mais forte do que eles. Eu não bebo para parecer um homem social; eu não bebo para me socializar. Por natureza, eu já sou, como dizia o filósofo Aristóteles, e como diz a sociologia, um ser social. Eu vivo na sociedade. O meu trabalho já prova que eu sou um ser socializado. Não preciso, portanto, de álcool.

Muitos bebem por influência dos "amigos"; para mostrarem socialização; para fazerem a vontade de alguém; para terem coragem de conquistar uma garota e por tantos outros motivos. Eu, porém, não tenho necessidade do álcool. O álcool é droga. Eis uma verdade contra a qual ninguém tem razão de argumentar.

A bebida destrói lares; destrói as consciências; tira as pessoas de si mesmas, levando as pessoas a se sentirem acima do que são. Eu não preciso de nada disso. Como dizia o filósofo Ortega, "eu sou eu e as minhas circunstâncias". Eu encaro a realidade tal qual ela é. Não sou melhor nem pior do que quem usa drogas; eu sou apenas eu e jamais desejarei agir conforme a maioria. Eu sou anormal, se a maioria for o padrão segundo o qual os homens devam ser julgados.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 19/08/2015
Código do texto: T5351408
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.