Xuxa e IBAMA lançam Projeto Defensores da Natureza

Uma multidão de pessoas se aglomerou na sede do IBAMA em Brasília para ver de perto a Rainha dos Baixinhos.

Um grande palco foi montado na área da Associação de Servidores (ASIBAMA), de onde a apresentadora Xuxa Meneghel cumprimentou os funcionários que fizeram questão de levar seus filhos, sobrinhos e netos para o evento. Todos queriam chegar perto, tocar nela, fazer um elogio e tirar uma fotografia.

Desde o final dos anos 80, Xuxa se tornou uma amiga da causa ambiental, incluindo em seus programas brincadeiras e jogos com a temática ecologia.

A visita ao IBAMA aconteceu em julho de 1996 – época em que Xuxa era uma grande parceira do Ministro do Meio Ambiente Gustavo Krause e juntos lançaram o Projeto Defensores da Natureza, que usaria a gigantesca popularidade da apresentadora e seu programa na Rede Globo para despertar o interesse do público por temas ligados à preservação da natureza.

Nesse evento, Xuxa cantou para o público presente e depois distribuiu camisetas, bonés e material publicitário do Projeto Defensores da Natureza.

Durante todo o ano de 1997, Xuxa coordenou uma grande campanha apresentando músicas, brincadeiras, desenhos animados e mensagens positivas para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre os cuidados com a natureza.

As pessoas interessadas iam às agências dos Correios para preencher um formulário que enviavam com uma foto 3x4, após pagarem uma taxa anual de R$ 10,00 (dez reais). Em poucos dias recebiam em suas casas uma carteirinha e passavam a fazer parte do cadastro nacional dos Defensores da Natureza. A carteirinha dava direito a descontos em programa culturais.

O IBAMA criou um número de telefone para ligações gratuitas, o SOS 0800-618080, que passou a ser divulgado nos programas da Xuxa para que os apoiadores do projeto pudessem fazer denúncias sobre danos ao meio ambiente.

Os efeitos desse trabalho foram surpreendentes. Crianças e jovens de todas as partes do Brasil passaram a ligar para o IBAMA fazendo denúncias e cobrando providências. Com apoio de escolas e entidades ecológicas foram criados dezenas de Clubes dos Defensores da Natureza em diversos estados reunindo fãs e admiradores da Xuxa que passaram a desenvolver ações para cuidar de árvores, nascentes, reciclar lixo e proteger animais silvestres.

Graças a essa bela iniciativa, a imagem do IBAMA esteve presente na grande mídia como órgão atuante na preservação ambiental de nosso país.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Fevereiro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 14/08/2015
Reeditado em 18/11/2015
Código do texto: T5346539
Classificação de conteúdo: seguro