IBAMA e a Constituição de 1988

A Assembleia Nacional Constituinte foi liderada pelo grande líder político Ulysses Guimarães, e o grupo de Meio Ambiente coordenado pelo Deputado Fábio Feldmann reunia as propostas de ambientalistas, lideranças indígenas e técnicos dos órgãos públicos.

O Jornalista Aylê-Salassie Quintão do IBDF propôs uma comemoração especial para aquele feito histórico, pois a Constituição de 1988 foi a primeira a dedicar um capítulo inteiro ao Meio Ambiente.

Aylê-Salassie procurou o Engenheiro Agrônomo Ozanan Coelho, então chefe do Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), para levar adiante sua proposta ousada. Ele não queria simplesmente plantar uma árvore – como usualmente se faziam em inaugurações – sua idéia era plantar dezenas de árvores para formar um amplo e exuberante bosque.

Assim, em 4 de outubro de 1988, um dia antes da promulgação da Nova Constituição Federal, foi lançada a pedra fundamental do "Bosque dos Constituintes", localizado ao lado da Praça dos Três Poderes, no Plano Piloto de Brasília, servindo como referência para a conservação e a sustentabilidade ambiental.

O IBAMA foi criado em 22 de fevereiro de 1989, pela fusão de quatro órgãos (IBDF, SEMA, SUDEPE e SUDHEVEA), reunindo inúmeros profissionais que colaboraram na Constituinte e que ajudaram nos anos seguintes na sua consolidação como uma das mais importantes marcas do governo brasileiro.

Em outubro de 1989, o primeiro Presidente do IBAMA, o jornalista Fernando César Mesquita, em parceria com o Governo do Distrito Federal reforçou o plantio de árvores no Bosque dos Constituintes, iniciado no ano anterior pelo IBDF.

O prof. da UNB, Eleazar Volpato, era Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal (SBEF), e foi um dos organizadores do plantio de árvores.

Foi um belo evento que contou com a presença de estudantes das escolas de Brasília, além de técnicos e diversas autoridades.

O Bosque dos Constituintes representa um momento histórico extremamente relevante, reunindo num belíssimo ambiente valores e princípios da democracia, urbanização e ecologia.

O IBAMA pode dizer com orgulho que contribuiu para consagrar esse importante espaço verde no coração de Brasília.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Fevereiro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 14/08/2015
Reeditado em 26/11/2015
Código do texto: T5346528
Classificação de conteúdo: seguro