Copaíba do Presidente Figueiredo - IBDF/IBAMA

Nosso País viveu durante a década de 1970 o “Milagre Econômico Brasileiro”, que foi uma fase de forte presença do governo federal na realização de grandes obras de infraestrutura e fomento de atividades produtivas.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), criado pelos militares em 1967, foi uma das instituições que teve seu apogeu durante os mandatos dos Presidentes Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo. A inauguração da Sede Nacional do IBDF em Brasília e sua expansão em todo território federal coincidem com esse período.

Em 21 de setembro de 1979, o Presidente Figueiredo esteve na sede do IBDF para um badalado evento em comemoração ao “Dia da Árvore”. Naquela data uma bela copaíba foi declarada imune de corte, como uma demonstração do governo na consolidação da política florestal brasileira.

Quem conduziu a cerimônia foi o então Presidente do IBDF Carlos Neves Galluf. Também estiveram presentes o Ministro da Agricultura Ângelo Amaury Stabile, além de servidores de órgãos federais e estudantes de escolas locais.

Aquele ato aparentemente simples, em verdade, afirmava perante toda sociedade o valor do IBDF no seu papel de promotor do desenvolvimento econômico, produtivo e ambiental.

Entre as oito autarquias e empresas públicas (CONAB, SUNAB, CIBRAZEM, SUDEPE, INCRA, EMBRAPA e CFP) vinculadas ao Ministério da Agricultura, o IBDF era o detentor do maior patrimônio institucional, financeiro e de recursos humanos, além de desfrutar de grande prestígio perante a opinião pública.

Hoje, passados trinta e seis anos, a Copaíba do Presidente Figueiredo está ainda mais frondosa e exuberante, como um símbolo vivo dos tempos áureos do IBDF, que segue adiante por meio do IBAMA, o herdeiro dessa nobre história!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Fevereiro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 12/08/2015
Código do texto: T5344261
Classificação de conteúdo: seguro