IBAMA: 26 anos de história e conquistas!!!

O IBAMA surgiu em 22 de fevereiro de 1989 com uma grande missão, conduzir as ações da política ambiental em todo território federal. Sua criação aconteceu em resposta ao desejo de nossa sociedade e da opinião pública internacional pelo empenho do governo na proteção da valiosa natureza brasileira.

Reduzir os índices de desmatamento e queimadas, combater o tráfico de animais silvestres, proteger rios e mananciais, salvar espécies ameaçadas de extinção, promover a educação ambiental, cuidar de parques e reservas ecológicas foram algumas ações intensificadas a partir de sua formação.

Os servidores do recém-criado Instituto abraçaram essa causa, vestindo a camisa cheios de paixão, e com muita dedicação produziram resultados extremamente significativos, de modo que rapidamente o nome IBAMA se tornou uma grande referência.

Em todas as partes de nosso imenso país, dos mais humildes até as classes mais altas, quando se comenta algum assunto ligado aos valores de nossa majestosa natureza, a primeira instituição lembrada pela totalidade de nossa população é “IBAMA”.

Essa forte associação no consciente coletivo se deve ao intenso trabalho executado por milhares de abnegados servidores, ao longo de 26 anos de existência.

A força de nossa instituição não se limita apenas ao volume de ações desenvolvidas diuturnamente durante quase três décadas, sendo também fruto da enorme capacidade de inovação institucional, sempre se adaptando às constantes mudanças e anseios de nossa sociedade globalizada.

O IBAMA, como peça central do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), foi extremamente importante na liderança dos demais entes da federação, servindo de modelo na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Seu papel de líder e co-responsável pela Política Ambiental foi reestruturado a partir da Lei Complementar nº 140/2011, que definiu novos rumos, mais claros e precisos, para cada membro do SISNAMA.

Ao IBAMA coube a condução de ações mais amplas em âmbito federal. As questões menores, de impactos regionais e localizados, ficaram de modo geral sob responsabilidade dos governos estaduais e municipais.

Tais mudanças refletiram no rearranjo de setores, com alinhamentos direcionados para melhorias no desempenho das atividades em todos os níveis e áreas de atuação.

Dessa forma, houve redução no número de atribuições e ações desenvolvidas pelo IBAMA, contudo verificou-se um salto de qualidade e eficiência.

Certamente que tais mudanças exigiram capacidade de adaptação, tanto na esfera administrativa/burocrática, em procedimentos e fluxos quotidianos, como só efetivou-se pela disposição e engajamento de todos servidores.

Qualquer instituição para manter-se ativa e forte precisa estar atenta para seguir em constante crescimento/evolução.

À medida que as necessidades e novos desafios vão se apresentando é imprescindível ter disposição e coragem para enfrentá-los.

De todos os órgãos federais, não há dúvidas de que o IBAMA desponta entre os primeiros colocados no quesito profissionalismo e comprometimento de seu corpo funcional. Motivos de tamanho orgulho para mim e todos aqueles que fazem parte dessa nobre Instituição!!!

Essas são razões que mantém vivo o espírito do IBAMA, que a cada dia renova sua excelência institucional no cumprimento de sua missão: proteger o patrimônio ambiental do Brasil!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Fevereiro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 12/08/2015
Reeditado em 12/08/2015
Código do texto: T5344159
Classificação de conteúdo: seguro