O dia em que a hipocrisia se fez carne

Já não é de hoje que ouvimos discursos dos mais raivosos. São falas que, além de não dizerem nada de racional, embarram e desmentem aqueles que delas lançam mão. A grande maioria, para não dizer Todos, vomitam suas "insatisfações" e preconceitos, tão somente, no que lhes parece ser a causa de tudo que assola nosso país. São tão vesgas, tão obtusas, que falam em acabar com a corrupção, com os desvios, com tudo que fez deste país "um antro" de aproveitadores, que não consideram o quanto são contraditórias. Mas, são essas mesmas pessoas que no dia a dia atuam, e não veem nisso mal algum, de maneira contrária ao que dizem. São pessoas que não perdem a oportunidade de "dar" um agrado ao guarda para que não as multe, são essas mesmas pessoas que param em local destinado ao idoso no estacionamento, são elas que param seus carrões em vagas para cadeirante. E também não perdem a chance de pararem em guia rebaixada, fila dupla, etc, etc....

É um grupo coeso. Ao conversar com algumas (mas antes não esquecer de tomar um Engove ou um Dramim), é impossível não deixar de notar que o que sai dos seus lábios não é nada mais que palavras vazias. Palavras sem conexão com o contexto histórico (aliás, todas elas, nem sabem o que isso significa). Para essas paquidérmicas pessoas o que vale é o ódio, o preconceito. O que vale é nomear, de forma preconceituosa, grupos que ao longo da história foram forçados a situações de miséria, fome, sem escola, saúde, para que os privilégios e os interesses da classe dominante pudessem se manter intocados. Manter grande parte do povo sob as rédeas, com fome, sem moradia, sem escola, sem saúde e tudo que lhes possibilitasse uma vida mais digna, é, e sempre foi, a receita dos poderosos. Para os poderosos, e parte da classe que transita entre o miserável e o abastado, não há nada mais temível que um povo que pensa e come.

Dar apoio a parlamentares, tão obtusos quanto elas, é o que lhes "qualifica" como cidadãs. Dessa forma, não é de se estranhar que projetos de lei propondo "mudanças" na maioridade penal, pena de morte, criminalização dos movimentos sociais, cura gay e outros tantos, de pronto essas pessoas saem a defender que se aprove tais medidas.

E, ainda, saem por ai a defender mudanças institucionais com base em jogadas já experimentadas noutros tempos. Essas pessoas saem a pedir a volta de modos "democráticos" de governar que, sabemos, deixaram um legado de sangue e morte. Porém, todas elas, ignoram tais fatos; ignoram a história.

É, o dia em que a hipocrisia se fez carne, a espécie humana perdeu seu caráter racional. E nesse dia, educados pela mídia, ou por pessoas escolhidas por Deus, tudo o que essas pessoas falam não diferencia dos dejetos que entopem nossos rios.