Duvido e desconfio. Você não duvida nem desconfia?

“Pirro acompanhou o imperador macedônio Alexandre Magno em suas expedições de conquista, quando teve oportunidade de conhecer povos com valores e crenças diferentes. Como geralmente fazem os céticos, confrontou a diversidade de convicções, bem como as filosofias contraditórias, abstendo-se, no entanto, de aderir a qualquer certeza.” (Filosofando: introdução à filosofia, 2009)

Eu não convido ninguém a ser cético, pois o ceticismo é contraditório. Mas eu convido as pessoas a duvidarem um pouco de suas verdades. Eu duvido do que eu penso ser certo, pois eu sou passível de erro; sou apenas um ser humano. Muitas pessoas já foram mortas por causa da fé. Cruzadas foram empreendidas. Os gregos chamavam de bárbaros todos os estrangeiros. Até a Grécia, origem de todo o saber da sociedade atual, errou. Até Aristóteles defendia a escravidão. Até esse homem, cuja mente penetrou em todas as áreas do saber, errou. Todos erram.

Para muitos católicos, o catolicismo é a verdadeira fé. Um amigo e colega meu de faculdade afirmava, em sala de aula, que “não há salvação fora da Igreja Católica”. Para muitos evangélicos, os evangélicos são as pessoas que estão no caminho certo, ainda que muitos não vivam segundo Cristo. Para o islamismo, somente o islã é verdadeiro. Eis um trecho do Alcorão: “Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes a Deus”. As outras pessoas são infiéis, diz o Alcorão. Contudo, o Alcorão, bem no início, diz: “Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso”. Oxalá os muçulmanos e todas as religiões vivessem conforme o Deus Clemente e Misericordioso. No Alcorão há trechos que levam à guerra e há trechos que levam à paz. Na Bíblia, no Antigo Testamento, há trechos que levam à guerra, que mandam matar, que ensinam a odiar. Muitos se esquecem do Novo Testamento, que mostra a atitude de Cristo: o amor a todos os seres humanos. Muitos se esquecem da mensagem de Cristo e ficam apenas com a mensagem de Paulo. Há outras religiões...

Cuidado com suas verdades! Muito cuidado! Muitas pessoas pensam que estão certas, inclusive eu. Mas erramos. Somos humanos; não sabemos tudo sobre Deus. Não temos a capacidade de saber sobre o nosso futuro. O que dizemos ou sabemos sobre Deus é muito pouco. Além disso, Deus nunca escreveu nada; Cristo nunca escreveu nada, a não ser quando uma mulher foi pega em adultério, e ninguém sabe o que Ele escreveu. A Bíblia foi inspirada por Deus, mas escrita pelos seres humanos. Portanto, considere que a Bíblia é orientação. Ela tem os traços humanos, além dos traços divinos.

Para os marxistas, Marx estava certo, está certo, ainda que o comunismo de Marx tenha causado guerras e atraso no mundo todo. Mas, para os marxistas, o marxismo (ou o comunismo de Marx) é bom, mesmo promovendo a revolução, o ódio, a guerra.

Há tantas verdades no mundo... Muitos vivem em busca de uma verdade, e não da verdade. Não há um ser neste mundo que consiga deter a verdade. Por isso, eu amo a Filosofia. Esta me ensina a ter certezas (porque preciso me sustentar em alguma coisa), mas devo duvidar de minhas certezas, para não cair no dogmatismo, na intransigência.

A Filosofia é Philo + Sophia. Philo: amor; Sophia: sabedoria. Filosofia é amor à sabedoria. Ela é a mãe de todas as ciências, de todos os saberes. A Filosofia reflete sobre a vida, sobre o ser, sobre tudo que há. Seja amante da sabedoria! Não se detenha na verdade que você imagina possuir, pois muitos acreditam que estão certos. Quem se coloca a possibilidade de estar errado? Eu faço as duas coisas. E você? Você tem apenas certezas? Cuidado!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 15/07/2015
Reeditado em 16/07/2015
Código do texto: T5311730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.