Ha um cartaz circulando nas redes sociais que diz: "O maior retrocesso dos direitos da Infância e da adolescência no Brasil.”  “ReduçãoNãoéSolução".

Confesso que não compreendi a mensagem. 
Retrocesso dos direitos = Redução não é a solução.
Isto quer dizer que punir a "criança" e/ou o adolescente por seus crimes seria, então, nesse caso, impedi-la de exercer seu direito de cometer delitos, estupros, crimes e ser protegida pela lei do menor.
É isso mesmo? Compreendi direitinho?

O maior retrocesso à cumplicidade criminosa mirim é daquele  adulto que já se acostumou a conviver com a impunidade, com a negligência dispensada ao menor, com a total cegueira em relação as suas necessidades primárias, com o abandono do mesmo, e com tudo aquilo o qual está relacionado com o descaso em relação à criança e ao adolescente.
O que torna um pais como o nosso em um pais de terceiro mundo é a proteção sentimentalista dos adultos que protegem à negligência dispensada ao menor, sentindo como se estivessem amparando-os. Isso é o que se pode chamar de hipocrisia.
 
A maioria dos brasileiros diz que a punição ao menor não é a solução. E qual seria a solução?
Provavelmente para essas pessoas que acreditam que o menor deva continuar nas ruas matando, assaltando, estuprando, traumatizando idosos e tirando-lhes o sustento, e praticando outras barbaridades  enquanto a sociedade se recompõe e passe a ser uma sociedade descente. Impressionante como uma grande parcela da população evita encarar a realidade.
Enquanto as coisas não se ajustam, se é que algum dia irá se ajustar, o menor delinquente deve ser retirado do convívio social, onde ele  comete crimes para viver da maneira que acredita ser a que merece porque está protegido seu direito de ser marginal.
Há muito o que deve ser feito para reeducar essa sociedade tão distorcida, tão frustrada, tão carente, tão vulgar e tão insipiente.
Os adultos, em sua maioria, não conseguem conviver entre si, por isso as famílias se dissolvem (separam). Isto acontece porque não encontram soluções adequadas para viverem juntos. Há também muitas famílias que enfrentam problemas com seu menor, não conseguindo evitar que o mesmo deixe de se envolver com drogas, com o crime, com o álcool, com a bandidagem, com a indiferença aos estudos. Estes mesmos adultos conferem à sociedade a culpa dos problemas que contribuem à mesma.
O pieguismo nacionalista me incomoda pelo fato de eu não ver soluções para os problemas já existentes. Essa proteção ao crime é absurda e vergonhosa.
Fico pensando que as pessoas protegem as coisas erradas para se mostrarem boazinhas. Que estranho, isso.
 
As pessoas endossam as ideias medíocres que os governantes expõem. Em contra partida os governantes querem agradar “seu povo” para garantir seus fabulosos salários e todo o poder.
 
A criança e o adolescente precisam aprender sobre responsabilidade, sobre consequências, e sobre o valor da vida humana, dentre muitas outras coisas mais.
A nossa sociedade é o reflexo da falta de ensinamento e da falta de punição.
O brasileiro (maioria) não gosta de punir, e os políticos corruptos conseguirem se manter no poder, são a grande prova do que eu estou dizendo.
Mari S Alexandre
Enviado por Mari S Alexandre em 04/07/2015
Reeditado em 26/07/2015
Código do texto: T5299622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.