O S D O I S B U R R O S

Por várias vezes já ouvi falarem "fulano é burro", "isso é uma burrice!", "mas que burrada!", e poucas vezes parei para refletir sobre o assunto, até que uma questão se pendurou em minha mente:

" Quem é mais burro? O que não sabe grandes coisas, grandes artes, grandes ciências mas sabe coisas simples da vida como, resolver uma briga, diferenciar certo e errado, etc, coisas comuns e banais do dia a dia; ou o que é dotado de todos os grandes conhecimentos acima citados, mas na simplicidade, não sabe como se portar?"

Depois de meditar uma pouco, e meditando enquanto escrevo este artigo, cheguei - porque já meditei antes e cheguei a uma conclusão - e chegarei, porque até o fim deste artigo novas conclusões serão acrescentadas.Desenvolverei a linha de raciocínio por meio de uma pequena estória.

-------------- O S D O I S B U R R O S -------------

-----------------------------------------------------------------

Por uma estrada iam caminhando dois jumentos, um era vindo da cidade e outro vindo do campo.Um deles fala:

-És sempre tão ocupado - com olhar de curioso.

-Sou sim! Muito tenho a adquirir em minhas andanças pela estradas esguias e secas...

-Mas tua bagagem é muito grande! Não te dói o lombo?

-Imagine! Sou forte e estou acostumado a carregar esta carga, nem me incomoda mais...

-Mas e tuas patas...não doem?

-Tanto tempo caminhando que, qualquer dor que havia nelas simplesmente desapareceu, sendo substituida pela indiferença, mas... e tu?

-Eu? Eu o quê?

-Por que tua bagagem é tão pequena?

-Bem...eu não sou tão forte quanto tu, e tenho um problema na pata esquerda, que é menor do que a direita, por isso a minha bagagem é pequena.

-Ha, ha - sorriu, o de grande carga, com olhar de desdém, e começou a se vangloriar -.Sabe, não são todos que conseguem carregar tão grande carga como a que carrego.É preciso ser de grande excelência para carrega-la pelo caminho- falava isto enquanto estufava o peito.

Andaram eles por duas milhas mais.Todo e qualquer animal que se colocava no caminho deles o de grande bagagem aos urros, coices e mordidas espantava presto para longe, não que o de grande bagagem se importasse com o outro, mas ele queria continuar a narrar seus heróicos feitos a ele.

-Certa vez, um touro se contrapos a mim impedindo-me o passo, mas como já tinha eu muita bagagem e conhecimento sobre os bovinos , sabia que o ponto fraco do touro era na própria cabeça .Ele se pôs em posição de ataque, bofou, cavou a terra, e com atroz gana, avançou contra mim, mais que depressa, desviei e dei-lhe um coice na nuca, fazendo com que a besta caísse desacordada e sem respiro.

-Íncrivel.Nunca fiz algo de tão grande bravura.

-Eu sei.Como já disse, está bagagem é para os de grande excelência.

-Realmente incrível, talvez possas...

-Cuidado!

-O que é isso ?

- É um mata-burro.Venha, tomemos a estrada ao lado.

Mais uma milha à frente, chegarm eles a uma poça d'água junto a uma arvore.Enquanto bebiam àgua, pendeu-se dum galho mui alto d'árvore, uma serpente de coloração vívida e brilhante.

-Cuidado - exclamou o de pequena carga.

-Cuidado!? Por que deveria temer a tão magnífica e pequenina criatura?Veja, que belas cores, que olhar misterioso, que sinuosidade hipnotizante, que...- antes que terminasse de falar, a serpente saltou e feriu-lhe a mandíbula.Com infernal dor, cai ao chão.

-Eu avisei para que tomasse cuidado- exclam o de pequena carga- mesmo sendo animal forte e bravo, muitas vezes as desgraças são só desgraças, por trás da bela aparência. Deixaste te levar pela beleza desta pequena serpente, que tão rápido quanto veio, já se foi.

O de grande bagagem sangrava por todos os poros, agonizava em vascas, até que parou de gemer e morreu. e toda a bagagem, junto com ele, se foi.

O de pequena bagagem continuou seu caminho, só, como ele estava antes de encontrar com o finado companheiro.

----------------------------------------------

A estória pode parecer desnexa, mas vejamos quem é o inferior.

O de grande carga era burro? Sim, pois confiou em seu saber e força, mas foi findado por um animal muito menor que ele, e menos inteligente.Todavia ele não pode ser considerado burro, pois havia granjeado conhecimento.Ele foi bom conselheiro, mas não bom aconselhado.

O de pequena carga é burro? Sim, pois conhecia a vida prática, mas não a vida do conhecimento e nem era forte, mas soube, ao ver a serpente, o perigo que estava diante deles mas não soube ao ver o mata-burro.

Na vida, muitas pessoas altamente desenvolvidas, intelectualmente falando, são excelentes no pensamento e teoria, mas não em prática simples.Quantos intelectuais já não foram enganados por outros intelectuais?Por causa de seu pensamento complexo, ou por puro maquiavelismo, estes deixam-se levar em confusões, na procura de algo a mais em coisas simples, algo este que não existe.Às vezes, uma coisa má é simplesmente má, às vezes, uma mancha é simplesmente uma mancha.

Da mesma forma, muitas pessoas ignorantes são práticas na vida real, mas, por algum motivo, não são na vida intelectual, sendo o ápice desta ignorância, o orgulho da mesma.

A conclusão que cheguei é a seguinte:

Se os dois tipos se equilibrarem entre si, haverá perduração de ambas as partes,A serpente desta história, que é a responsável pela imperfeição do de pequena carga, é o orgulho.De muito orgulho morreu o orgulhoso.