Simplicidade

Viver com simplicidade está longe do que imaginamos ser viver na pobreza ou sem nenhum conforto. Também, simplicidade não é sinônimo de humildade, embora as duas caminhem juntas muitas vezes.

Simplicidade para mim é não criar necessidades desnecessárias, é procurar o caminho mais curto e sem complicações. Vejam bem, não é ser preguiçoso. É como Leonardo da Vinci disse: A simplicidade é o último grau da sofisticação.

Portanto, simplicidade para mim é ser sofisticado. Darei um exemplo.

Sou um professor e nas minhas aulas eu perco um tempo enorme explicando coisas da maneira mais complicada possível. Eu não estou sendo sofisticado, estou sendo um asno, pois perco meu tempo e desperdiço o dos alunos explicando algo que eles não entenderão. Sem contar que fatalmente ainda sairão falando mal de mim, afirmando que explico muito mal. Na verdade, na grande maior parte do tempo, não se sabe mesmo, visto que o conhecimento quando realmente adquirido ele é expresso com sofisticação, simplicidade.

Portanto, ser simples é aceitar as condições que estou. Aceitar minha ignorância num determinado assunto, aceitar os obstáculos que a vida nos apresenta, aceitar um determinado padrão de vida, procurar realmente entender o que me rodeia e principalmente repassar de uma tranquila aos outros. Para mim simplicidade é sinônimo de praticidade, objetividade, sabedoria e resignação.

Contudo, nunca devemos esquecer que não podemos parar. Temos que estar constantemente buscando melhores condições de vida.

Levy Sombra
Enviado por Levy Sombra em 07/06/2015
Código do texto: T5269165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.