A verdade e o silêncio

"Os homens não deixarão de fazer exatamente o que fazem, ainda que te arrebentes pregando o contrário." (Marco Aurélio, o imperador-filósofo)

Muitas pessoas precisam aprender essa verdade. O mundo nunca será de acordo com o que queremos. A atitude sábia é silenciar, ainda que o silêncio não seja uma atitude desejada na vida política e social. O sábio chinês Lao-Tsé estava certo: "Quem sabe cala. Quem fala não sabe". Parece paradoxal, quando, para as vidas social, comunitária, familiar e para a filosofia, é muito importante falar. A sabedoria, porém, vive no silêncio. Lao-Tsé dizia que "o sábio vive no silêncio". Esse pensamento desse chinês foi inspiração para o meu poema "O sábio", que eu fiz há muito tempo.

Não sou pessimista. Talvez eu não seja capaz de reconhecer o meu pessimismo. Mas os seres humanos são teimosos e não abrem mão de suas opiniões errôneas. Cada pessoa se segura na própria verdade. Poucos têm a coragem de se questionar. Poucos se voltam para si mesmos. Com quem está a verdade? Para o católico, com exceções, a verdade está no catolicismo; para o evangélico, com exceções, nas igrejas evangélicas; para o muçulmano, no islamismo; para o espírita, no espiritismo; para o judeu, no judaísmo. Há muitas outras religiões e seitas espalhadas pelo mundo.

Se perguntarem a um flamenguista qual é o melhor time brasileiro, ele dirá que é o Flamengo; se perguntarem a um vascaíno, este dirá que é o Vasco. Se perguntarem a um petista qual é o melhor partido político brasileiro, ele dirá que é o pútrido PT; se perguntarem a um integrante do PSDB, este dirá que é o seu partido. Onde está, pois, a verdade? A filosofia interroga, questiona. As pessoas devem ter muito cuidado com suas verdades. Não foram e não são as dúvidas que causaram e causam os maiores erros na história da humanidade, mas as certezas, as verdades particulares. O filósofo Montaigne deixou escrito: "Só os loucos têm certeza absoluta em sua opinião". Hitler tinha certeza absoluta de que estava certo.

O "Tao Te Ching", livro de Lao-Tsé, é, de fato, uma inspiração para buscarmos o silêncio, a sabedoria e a verdade. Num mundo em que cada pessoa se apega à sua verdade, o silêncio é a melhor resposta e o caminho mais certo, além de ser uma atitude sábia. Admiro quem tem a capacidade de silenciar. Eu vivo em busca do silêncio. Só desejo falar nos momentos necessários. Eu não tenho a verdade. Não conheço a verdade. Eu já tive muitas certezas. Hoje, porém, como diria o pensador francês René Descartes, o filósofo que iniciou o pensamento moderno, eu me encontro cheio de dúvidas.

O que é a verdade? Mostre-me a verdade! Se você encontrou respostas para todas as dúvidas que você tinha, parabéns! Você é um privilegiado. Entretanto, eu não tenho a coragem de afirmar que conheço a verdade. Eu sou um ser finito, mortal, limitado, imperfeito. Já fui considerado “perfeito em amor”; que coisa! Mas eu me reconheço irremediavelmente um ser imperfeito, ainda que Deus faça tudo com perfeição. Mas esta é uma questão de fé.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/06/2015
Código do texto: T5268659
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.