Foi muito interessante estudar sobre a Educação na Ditadura porque é impossível se ater a uma época exclusivamente. Houve, então, a necessidade de estudarmos os períodos os quais antecederam à Ditadura para que melhor pudéssemos compreender essa época.
   Com exceção do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos os outros presidentes são resultado da educação brasileira escolar.
Isto, como pedagoga me preocupa e me leva a pensar na responsabilidade em se educar para a cidadania. O pedagogo e os demais educadores formam médicos, engenheiros, nutricionistas, psicólogos, dermatologistas, terapeutas e inclusive presidentes da república e toda cúpula governamental.
   Os líderes políticos também são crias dos sistemas educacionais que se modificam constantemente. Criam-se as cobras e depois reclamá-se das próprias criações.
Isto me leva a pensar que todo o cuidado é pouco. E que ajudar na autonomia do individuo é fundamentalmente importante, que aja  o equilíbrio, a cultura,  a inteligência, o  interesse, a clareza,  a sensatez, a suavidade e, principalmente, muito amor, pois o futuro será o resultado da responsabilidade daqueles que  educam as novas gerações influenciando e formando-as para as futuras sociedades.
   A Ditadura Militar foi o período da política brasileira em que os militares governavam o Brasil, entre os anos de 1964 e 1985. Época caracterizada pela ausência de democracia, pela supressão de direitos constitucionais, pela censura, pela perseguição política e repressão àqueles que eram opostos ao regime militar.
   A Educação ficou devastada na época da Ditadura Militar. Foi a época da privatização do ensino e da alienação universitária.
Mari S Alexandre
Enviado por Mari S Alexandre em 04/06/2015
Reeditado em 24/02/2018
Código do texto: T5265885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.