"O PIOR MÉDICO DO MUNDO "

A quem interessar o tema: Opinião sobre o tema do livro em epígrafe.

Bom dia! E tem livro novo na praça...

Interessante o assunto, instiga a falar, um "apanhado" literário do autor a partir de relatos de experiências verídicas da vida profissional e do lado humanitário no exercício da medicina.

De fato a experiência profissional é um laboratório de arte humanística no atendimento de todas as "classes sociais" da nossa pirâmide surreal e não cessariam as páginas a serem relatadas e transcritas. Penso em escrever, TENHO MUITO A CONTAR.. visões realísticas advindas do lado profissional e do lado extensivo ao todo.

Algo que nem Deus acreditaria, pelos textos surgidos de 32 anos de vivência e observação em CAMPO.

Lanço uma reflexão: antes de mais nada é preciso SE CONSEGUIR SER MÉDICO na atual conjuntura de país que necessita de muitos mais tudo inclusive " mais médicos" e que claramente rebaixa a atividade DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO profissional, aquela otimizada desde a época de Hipócrates, para que "politica" e simplesmente que se faça " o que dá para ser feito e não o que é necessário se fazer".

Lembrando que não se é médico apenas em hospitais de ponta.

É preciso se ser médico inclusive fora deles...e é aí que o milagre muitas vezes não acontece.

CERTA VEZ OUVI ASSIM:"MAS O QUE VOCÊS FAZEM AQUI QUALQUER UM PODE FAZER". É o pensamento comum em voga: a medicina sem médicos...que interessa a alguns.

Num sistema que subliminarmente chicoteia e ironiza aquele que ousa fazer e trilhar no caminho certo da arte jurada através dos séculos.

E para se falar em humanização da medicina é preciso se falar em HUMANIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS da área de saúde como um todo, algo feito com competência técnica, com gestão otimizada de pessoas, já que pessoas que trabalham são seres humanos, certo?

Ou será que só políticos são seres humanos merecedores de humanização na medicina?

Estamos há anos luz de distância de tal feito para o povo mero mortal.

O grande desafio de se Ser médico por aqui, em qualquer instituição, melhor ou pior médico, mais médico, menos médico ou mais ou menos médico, cujas avaliações do grande feito muitas vezes são colocadas ao olho leigo, político e não capacitado para tal, é alavancarmos como sociedade civil organizada , nas nossas condições socio -politicas do país, atualmente achincalhadas, para que MINIMAMENTE se consiga acolher equipes multiprofissionais e pacientes.

HUMANIZAÇÃO É PARA TODOS. Não é só para temas de livros.

Isso sem falar na dificuldade atual de se fazer medicina preventiva, porque para tal é preciso educar sob todos so pontos de vista.

Um exemplo dum dia comum: alguém aí tem ideia do desafio (e dos riscos!) que enfrentamos para INSULINIZAR um paciente diabético na saúde pública atual, idoso sozinho e analfabeto?

E para se ANTICOAGULAR, ALGUÉM TERIA IDEIA?

E como atuar sem demais recursos humanos treinados para tal?

Pois é, SEM EDUCAÇÃO E ACOLHIMENTO SOCIAL EFETIVOS, ficaremos só nos livros sobre humanização FICTÍCIA.

Precisamos de mais professores para um dia precizarmos de menos médicos, é assim que vejo e sinceramente penso assim.Apenas vivenciando o meio.

E decerto que, do jeito que caminhamos, teremos muitas histórias sureais para contar, não com personagens saudáveis e felizes, ou com dicas poéticas de como deveria ser a dignidade das pessoas, mas sim com protagonistas de sofrimento e abandono surreais, dos seres que lutam uma vida toda para escrever suas dignas histórias ilusórias de vida, que nunca saíram nem das canetas dos gabinetes muito menos da intenção discutível dos púlpitos políticos.

Por enquanto, estamos só na Idealização, nas falácias duma saúde humanizada que ainda permeia apenas as quimeras da nossa sociedade que notoriamente agoniza.

Tal só não percebe quem já morreu sem perceber o próprio óbito, e só não modificam o cenário aqueles que dele se sustentam como parasitas dos seus próprios mantenedores semelhantes.

CONCLUSÃO: O pior médico do mundo se faz com o abandono social advindo das políticas públicas falidas.

Tudo triste demais...