O QUE O OUTRO NOS DIZ É MUITO IMPORTANTE!

O que o outro nos diz é muito importante. Se o outro não fala, não teremos a oportunidade de nos aprofundar em nada. Eu sempre digo aos meus alunos: se vocês não falam nem perguntam nada, eu não terei como aprofundar o assunto. Ora, é a fala de alguém que nos possibilita dizer o que não imaginávamos dizer. O outro resgata o que se encontra dentro de nós. O outro nos dá a possibilidade de irmos ao encontro de nós mesmos e de mostrarmos o que guardamos em nós.

Eu publico no Recanto das Letras e no Facebook. No Recanto das Letras, até agora, o meu texto “O AMOR NOS DÁ TUDO”, do dia 19/04/2015, recebeu dois comentários: um elogio e uma crítica leve. A recantista Ene Ribeiro, no dia 20/04/2015, a 1 hora e 39 minutos, fez esta observação crítica: “Não atingimos a maturidade que a vida exige, só com amor, mas ele ajuda muito a compreender o que nos foge. - abraço,,”

Para o texto: O AMOR NOS DÁ TUDO (T5212426)

Ei a minha resposta:

Colega recantista Ene Ribeiro, o meu texto não fala de uma vida "só com amor", mas com o amor como fundamento, alicerce. O meu objetivo foi mostrar a importância e a necessidade do amor para conquistarmos justiça, solidariedade, paz, liberdade... É com amor que perdoamos os nossos inimigos; é com amor que uma freira dá a vida por uma causa justa; é com amor que não agredimos a natureza. Falo de amor como fundamento da nossa vida. Falo de amor a todos os seres humanos; amor à vida, aos animais... Eu afirmo o contrário de você: é o amor que nos proporciona o que é bom e digno. Não falo do amor em sentido limitado, mas como força que move o nosso agir, os nossos atos: amor aos livros, aos estudos; amor a tudo o que é bom. Uma casa, por exemplo, não existe só com alicerce, mas uma casa não existe sem o alicerce. Assim é o amor: o amor é o alicerce de tudo o que é bom. Não se chega a esta compreensão sem muito estudo, sem meditação e sem observação da vida e sem contato com a realidade. A maturidade que a vida exige é alcançada com o amor como motor da nossa vida. O amor é Deus. Eu falo de um amor que alimenta e que dá vida. Sem esse amor do qual eu falo e que eu desejo seguir, ninguém neste mundo conseguirá conquistar maturidade.

Não me refiro especificamente ao amor exclusivo entre dois seres humanos: um homem e uma mulher, mas eu incluo também esse tipo de amor. Eu me refiro ao ato de amar consciente e maduro. Eu me refiro ao amor como forma de pacificar e de tornar saudáveis as relações entre os seres humanos. Falo, neste caso, espiritualmente. Esse amor, porém, não é ingênuo nem bajulador, mas o fundamento de toda relação saudável e digna de apreço e admiração. Não me refiro a algo que aceita as injustiças e que aplaude o desumano, mas me refiro a algo ativo e transformador. Concordo com Mahatma Gandhi: "O amor é a força mais abstrata e também a mais potente que há no mundo. O amor e a verdade estão tão unidos entre si, que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha. O amor é o meio. A verdade é o fim".

Confesso: eu desejo viver o que a minha compreensão já alcançou.

Um abraço.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/04/2015
Código do texto: T5213559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.