Genealogia
A genealogia estuda as origens de uma família ou um ramo dela. Longe de enveredar pelo lado da vaidade e orgulho, o estudo genealógico de um indivíduo se torna uma tarefa interessante e prazerosa. Afinal, todo o presente é fruto do nosso passado. Logicamente, o olhar que devemos ter do passado deve ser com um filtro do bom senso e da razão. Muitos fatos e acontecidos serão melhor esquecidos do que relembrados e assim devem permanecer. Devemos, ao contrário, enaltecer os bons, vasculhar nossas histórias em busca de algo interessante e divertido. Esta é uma grande contribuição e lição para as gerações futuras.
Essa busca em torno do interessante e divertido não se deve jamais confundir com títulos de nobreza ou fatos heróicos, se eles estiverem realmente presentes, naturalmente aparecerão. Podemos, buscar sim, histórias engraçadas de nossos antepassados, de onde vieram, por que vieram, histórias fantásticas, fotos históricas, tudo isso de forma a compilar as memórias em algo mais palpável, um livro.
Também, não podemos jamais pensar que uma genealogia escrita se tornará arquivo imodificável sobre determinada família, as descendências são enormes e cada um tem o direito de interpretar seus antepassados do seu ponto de vista. As histórias serão individuais, modificando-se de acordo com os diversos cruzamentos que vão se formado. Outrossim, temos apenas os dados geográficos e históricos que estes são realmente imutáveis.
Dessa forma, estimulo todos a conhecerem um pouquinho de seu passado como forma de conhecermos um pouco mais de nosso presente.