Corpo, Perispírito e Espírito.

Na filosofia espírita aprendemos que somos consntituídos de três partes: espírito, perispírito e corpo físico.

Para todo espiritista é fundamental que ele saiba distinguir estas três partes e compreender a importância de cada uma. Busco por meio deste pequeno ensaio fazer uma descrição rápida e objetiva dando a minha modesta contribuição.

Espírito

Espírito vem do latim spiritus que traduz-se por sopro. Poeticamente, podemos considerar como um sopro divino. Contudo, no livro dos espíritos, questão 22, encontramos que espírito é o princípio inteligente do universo. Logo na questão 23 ele nos diz que a nós é difícil imaginar qual seja a sua natureza. A inteligência é um atributo do espírito, mas que nos confudimos entre as duas coisas, e que é necessário a matéria para que o espírito possa manifestar a inteligência. Por fim, na questão 27 ele nos fala da Trindade Universal: Deus, Espírito e Matéria.

Perispírito

Na questão 93 do Livro dos Espíritos aprendemos que o espírito é revestido por uma substância vaporosa invisível aos olhos comuns, mas bastante grosseira para o plano espiritual. Essa substância é formada com a matéria proveniente do globo que o espírito ocupa. Atua como intermediário entre o espírito e o corpo físico. O perisírito recebe várias denominações a depender do olhar do estudioso. Podemos citar como exemplo, corpo astral, corpo sutil, corpo etérico e corpo fluídico. O estudo do perispírito é riquíssimo e dele geram inúmeras constatações no campo da medicina.

Corpo físico

O corpo físico é o envoltório mais grosseiro. Dele precisamos para nossa evolução espiritual e dele devemos cuidar sem o exagero do vício ou muito menos o flagelo do fanatismo. Devemos olhar para ele como instrumento de ensino. Nele estão expressos tudo que fomos e fazemos.

Vimos uma breve descrição das três partes que compõem o ser humano. A ciência descobrirá cada vez mais a relação existente entres esses três "corpos". Ela já vem caminhando neste sentido quando estudamos as fotografias Kirlian, as doenças psicosomáticas, uso de técnicas energéticas na cura de doenças. Enfim, por meio da nossa fé raciocinada, aliando ciência e religião caminharemos rumo a uma evolução segura.

Levy Sombra
Enviado por Levy Sombra em 07/02/2015
Código do texto: T5128505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.