Pare!
Atualmente, com o mundo globalizado, este ficou mais rápido. Milhares de informações passam pelos veículos midiáticos a todo instante. Pessoas circulam ao redor do mundo com uma velocidade enorme. Tudo muda muito rapidamente.
Mas o que o aumento deste fluxo influi em nós?
Nossa mente também procura entrar no mesmo ritmo. Inconscientemente buscamos nos manter atualizado e seguimos aumentando o esforço e velocidade mental. Este aumento sem equilíbrio não passa despercebido pelo corpo e pode acarretar em um estado que até certo ponto é natural: ansiedade.
A ansiedade natural é um estado de espírito inerente ao ser humano. O aluno que fica ansioso para o primeiro dia de aula é normal ou até mesmo antes de uma prova importante, por exemplo. Contudo, este estado se torna prejudicial quando ele começa a atingir proporções desmedidas com reflexos no corpo físico: ansiedade patológica. Atualmente, esta ansiedade levada ao extremo é batizada de síndrome do pânico.
Ora, este pânico nada mais é do que um estado que todos nos possuímos mal trabalhado, exarcebado. Assim, quando temos que vivenciar uma situacao que antes era habitual não mais conseguimos superar e sentimos as somatizacoes: náuseas, taquicardia, sudorese, medo de morrer, vontade de sair do local que se encontra.
O grande problema é que se não for cuidado atrapalha a vida do individuo tanto pessoal como profissional. Por exrmplo, é comum pessoas acometidas com este mal não mais saírem de casa ou saírem com dificuldade. Vale ressaltar que a ansiedade comumente está acompanhada de outros estados de espírito tais como medo e angústia.
E o que fazer?
Indubitavelmente, devemos desacelerar nossa mente. Temos que utilizar um filtro para todas as informações que nos chegam. Observar o ritmo da natureza e nos afinizarmos com ela. Esta conexão é extremamente benéfica, pois a natureza é sábia. Então, podemos e devemos apostar na observação da natureza, a tranquilidade que o correr de um rio nos passa, a queda d'agua de uma cachoeira ou os cantos de um pássaro. Exercícios de relaxamento também são ótimas ferramentas para prevenir e combater a ansiedade, visto que aliviam a tensão gerada no corpo físico, bem como relaxam a mente enquanto direcionamos nossa atenção para outro foco. Observar a respiração é um ótimo método. Falaremos sobre a respiração em outra postagem.