O que é liberalismo? Observações prévias, ante – conceituais ( antes dos conceitos, uma análise formal )

- Um conjunto de textos ( chamemo-lo A ) não essencialmente relacionados reunidos sobre um termo, “liberalismo” ( ou seja, há coisas que podem ser chamadas de liberalismo sem o sê-lo )

- Um conjunto de textos relacionados essencialmente ( chamemo-lo B ), reunidos , ou não , sobre o mesmo termo, a saber , “liberalismo”, que contém um mesmo corpo de doutrinas e ideias, só esse segundo conjunto pode ser chamado realmente de liberalismo, ser pensado e analisado como tal. Ou seja, um autor pode ser liberal sem nem sabê-lo, ou afirmando ser outra coisa, independente do nome e da nomenclatura que escolhe para definir-se.

- Esse conjunto , essencialmente relacionado, ou seja, o conjunto B, não consiste tão somente de uma doutrina econômica , mas uma axiologia, ou seja, uma hierarquia de valores, uma moral , e , até mesmo , uma epistemologia social. Complementando a observação do conjunto B, um autor pode, em determinado aspecto, ser liberal e em outro não.

Portanto, devemos distinguir no que consiste essa doutrina econômica, essa axiologia, essa moral e essa epistemologia aplicada a sociedade, nos perguntando também sobre sua história, suas raízes e consequências, analisando se seus diversos aspectos ( econômicos, axiológicos , etc ) são ou não contraditórios e se estão relacionados , entendendo assim se há outras formas de se relacionarem . Aqui estamos analisando também as possibilidades de expansão e compreensão do liberalismo, conforme entendido no conjunto B, o que podemos chamar de B+, obviamente, sem perder sua essência.

Ora , independentemente da forma com a qual se relacionam seus diversos aspectos, uma coisa se revela evidente, uma grande corrupção de uma de suas partes integrais , sua moral, economia, etc, pode ocasionar, com o tempo, uma corrupção total , em uma sociedade , de todos os ideais liberais, ou seu abandono como teoria válida , isso se dá porque o conjunto como um todo se torna cada vez mais contraditório, perdendo sua capacidade teórica de entender a realidade social, em outras palavras, aparece ser menos racional, se uma de suas partes parecer ao homem absurda , se for corrompida para a consciência de uma época, daí a necessidade de defender o liberalismo em todas as suas partes integrais , e de saber diferenciar qualquer variação corruptora , que seria membro do conjunto A , não do B ou do B+.

Felipe Venturini Arcêncio
Enviado por Felipe Venturini Arcêncio em 17/01/2015
Código do texto: T5104490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.