Liberdade. Será que é apenas isto?
Diante de tantos questionamentos sobre a liberdade, fique pensando acerca disto. Até onde vai minha liberdade? Aliás o que é liberdade? Como utilizar a minha liberdade? Ou melhor como conquistar a liberdade? São tantas perguntas que provavelmente não responderei todas nesse pequeno texto. Melhor falarei sobre o que acho que seja a liberdade. Quando mais jovem sempre escutei meus pais falarem que só poderia fazer o que quisesse quando fosse dono do meu próprio nariz. Eu imediatamente dizia que quando completasse dezoito anos iria fazer tudo. Neste momento eles sempre começavam um discurso que para mim pareciam estar falando grego. Falavam que eu ser dono do meu próprio nariz representava bem mais do que ter apenas dezoito anos. Eu não tinha idéia, mas naquelas ocasiões meus pais estavam me dando uma lição enorme de responsabilidade.
E é justamente isso que me faz ser dono do meu próprio nariz. A responsabilidade e não a liberdade de fazer o que quiser. Ela é como um filtro por onde devo passar as minhas ações. Guardem isto por favor.
Agora lembremos também quando éramos crianças. Na rua quando algum colega xingava nossas mães à depender do contexto partiríamos para a briga. Desde novinhos vamos aprendendo que não devemos xingar a mãe do colega, o pai, respeitar os professores e etc. Estes são os nossos referenciais.
Em nenhum momento nossa liberdade era questionada. Não deixávamos de ser livres e nem muito menos nos tornávamos livres após as ofensas, no caso do ofensor, por exemplo. O que hoje percebo é que nós vamos sendo desde pequenos instruídos, mesmo que intuitivamente, a utilizarmos nossa liberdade com responsabilidade. Não podemos em nenhum momento perder este conceito. Bem mais do que liberdade, devo ter liberdade com responsabilidade. Eu só tenho liberdade quando faço uso da minha responsabilidade. Do contrário chamo de libertinagem ou de qualquer outra coisa, menos liberdade.
O que percebo é que nossa liberdade não pode jamais perder um referencial e esse referencial nunca deve ser apenas a satisfação pessoal, pois caso isto aconteça viveremos novamente a situação de quando crianças onde algumas vezes fazíamos o que queríamos, o que mandava intuitivamente nossa liberdade, e logo vinham as conseqüências disto. Brigas, confusões.
Isto também se deve a uma lei natural que também é uma lei da física. Ação e Reação. Ao usar a minha liberdade de forma irresponsável com certeza encontrarei alguém que irá usar sua liberdade de forma irresponsável de forma similar. Podemos dar como exemplo um simples revide à um insulto com xingamentos até à ataques terroristas, guerra.
Lutemos para divulgar em nossa sociedade essa condição de uso da liberdade, pois assim evitaremos muitos ataques terroristas, guerras, ódio e raiva.