A Quem Interessar: (sobre as minhas leituras da Bíblia)

Voltei. Não faz nem 30 minutos que escrevi meu primeiro ensaio chamado "A Quem interessar: (ninguem)", e voltei a escrever. Estou explodindo de criatividade e vontade de escrever, mas a minha mente já está ficando cansada, e os meus dedos e olhos também. Meu coração me diz: "Mesmo na dor, continue", que é algo bíblico, acredito eu, não sei se é, mas pode ser, como também pode não ser, não sei, mas isso realmente não importa muito.

Falando de algo bíblico, eu cheguei a ler a Bíblia enquanto morei 3 meses em Maceió, capital de Alagoas, no Nordeste do Brasil. Cidade grande, na beira do mar, uma das capitais do sexo fácil no Brasil. Pois bem, fui pra lá por diversos motivos, e um deles, óbvio, era aprender muito sobre transar, mas aprender na prática mesmo. E realmente aprendi. Mas foi nessa época, não sei bem o porque, talvez porque eu estava tentando parar de me drogar e beber tanto, que resolvi ler o novo e o velho testamentos. Li em parte por curiosidade, em parte por falta do que fazer, em parte porque gosto de ler, e em parte porque a Bíblia é o livro mas reproduzido, lido e vendido em todo o mundo, logo, eu tinha boas desculpas para ler a Bíblia, mesmo que na época eu não gostasse de igrejas, do papa, e nem sabia se acreditava ou não em Deus (sobre a minha conversão, talvez eu fale mas adiante, mas posso adiantar que o fato de eu passar a acreditar em Deus não foi algo que aconteceu de uma hora para a outra, mas foi um longo processo de meditação, aprendizado, análise, leituras e vivências. Por exemplo, eu poderia dizer a uma determinada pessoa, em uma segunda-feira, que eu acredito em Deus, mas na terça-feira eu posso chegar e dizer a outra pessoa[geralmente meus antigos amigos] que não acredito. Mas afinal, eu acredito ou não? Depende de quem perguntar. Geralmente eu respondia da forma que me conviesse, para não ter que ficar me explicando e entrando em debates desnecessários sobre os motivos que me levaram a acreditar que existe um Deus ou não. Mas hoje eu digo que acredito em Deus para cerca de 95% dos meus interlocutores. E acredito mesmo.

O que eu li da Bíblia foram basicamente os principais livros:

No Velho Testamento li os 5 primeiros livros, chamados de pentateuco, pois são os cinco principais livros com as principais histórias. Histórias bizarras, que te fazem rir as vezes, mas que também possuem algumas informações e lições interessantes. Mas como na época eu era estudante de História, eu lia e tentava absorver principalmente as questões históricas trazidas pelo livro do povo de Israel. Enfim, recomendo a leitura e dou 4 de 5 estrelas para esta obra (Por favor Deus, não me mande para o Inferno por esta crítica).

No Novo Testamento, li os 4 evangelhos (de Mateus, Lucas, João e Paulo) que contam a história de Jesus Cristo. Foi engraçado descobrir que estes 4 livros contam basicamente a mesma história de Jesus, só que cada apóstolo contou sobre o seu ponto de vista. Se não me engano o de João foi o que mais gostei, mas isso não vem ao caso.

O quinto livro do novo testamento chama-se "Atos dos Apóstolos", que se me lembro bem, conta basicamente a história sobre pra onde foram cada um dos apóstolos de Jesus depois que ele morreu. Já posso adiantar com Spoilers que cada um dos apóstolos saiu pelo mundo pregando os ensinamentos de Jesus Cristo, convertendo as pessoas em todo lugar que iam, e foi por causa deles que o cristianismo realmente cresceu e se espalhou. Para estes 5 "principais" livros do Novo Testamento, dou 5 estrelas, pois há muitos ensinamentos bonitos (nem acredito que estou falando isso, mas é verdade), e afinal de contas, se toda essa história de Jesus for verdadeira, o cara mandou bem na vida. Gostaria ainda de dizer que ninguem precisa ler a Bíblia e nem acreditar em Jesus Cristo para acreditar em Deus. Deus, acredito eu, é algo que existe dentro de cada um de nós, que nos aconselha, e que quase sempre nos diz a direção correta a seguir. Nós escolhemos se queremos seguir ou não, mas que tem alguma coisa ali dizendo o que fazer, ah isso tem.

Pois bem, estes livros são legais, interessantes. Recomendo a todos uma leitura rápida (ou lenta) destes livros bíblicos, pois eles dão uma bela base para discutirmos o assunto Deus e religião. Pois não tem nada pior que ouvir algum imbecil que não conhece nada de porra nenhuma dando opiniões erradas sobre algo que não sabe.

E, afinal de contas, todos teremos que discutindo umas troçentas mil vezes durante a nossa vida sobre Deus, Jesus e essa coisa toda. Então, por que não?

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 14/12/2014
Reeditado em 15/12/2014
Código do texto: T5069635
Classificação de conteúdo: seguro