Remédio amargo para a gordura

Parece de bom tom, hoje, enganar os gordos, vítimas fáceis que adoram se enganar; indústria, comércio e profissionais associado a eles, como médicos, nutricionistas e outros, auferem lucros espantosos dessa enganação.

Para muitos deles, especialmente as mulheres, a gordura é o maior problema de suas vidas. Tendem a acreditar que ela seja consequência de alguma maldição, fingindo não ver o óbvio: comem demais. Comem mais que o necessário, não fosse assim, não seriam gordos. Adoram, no entanto, acreditar "ter tendência a engordar", é o que lhes dizem os que lucram com a gordura deles.

Uma parcela relativamente pequena da população, algo em torno de 10%, não consegue engordar mesmo ingerindo quantidades enormes de comida, disfunção preocupante e altamente danosa em épocas de penúria, mas muito bem recebida em períodos de abastança como o atual. O restante tem que controlar a quantidade de comida ingerida, ou ganhará peso, quase todos mantemos o controle.

A maior preocupação das gordas é estética: perdem a forma desejável, a suavidade da pele e a elegância dos movimentos; gostam de acreditar que nada disso é real, mas fruto de uma espécie de tortura promovida pelos meios de comunicação. Esses meios, de fato, se aproveitam da neurose gerada por eles mesmos, tripudiando das gordas, ao criar modelos de beleza artificiais, desagradáveis, correspondentes ao exato oposto: a magreza extrema.

Gordos adoram acreditar nas mentiras que favorecem o aumento de sua gordura: acreditam que devem comer com enorme frequência, todos eles fazem isso, naturalmente. Pessoas magras podem comer uma vez ao dia, ou duas; um gordo achará isso o mais completo absurdo! Terá mil argumentos para justificar as inúmeras vantagens de se fazer muitas refeições durante todo o dia, fingirá até acreditar comer com enorme frequência com o propósito de emagrecer!

Os que lucram com a gordura, aliás, insistem bastante nesse ponto com os quais todos os gordos que conheço concordam: não devem passar muito tempo sem comer; devem comer frequentemente por motivos de saúde e, pasmem, para emagrecer! Mas, tente dissuadir um gordo de adiar seu próximo lanchinho; todos os que conheço terão dezenas de argumentos para demonstrar que engordarão se o fizer.

Mas, já estou sendo excessivamente antipático, e gostaria de tratar exatamente desse ponto, da antipatia.

Nosso mundo é muito estranho.

Somos francamente incentivados a tripudiar dos gordos, a massacrá-los levando-os a engordar como balões.

Atentem, é de bom tom enganar essas pessoas, faça isso e será elogiado e recompensado. Mas tente dizer a verdade! (que tipo de criatura vil ousaria fazer isso).

Que tipo de criatura ousaria denunciar tudo isso e tentar abrir os olhos dos gordos?

Digamos a eles que são vítimas, que não comem demais (muitas gordas repetem frequentemente não saber como podem engordar, já que comem como um passarinho), que não precisam reduzir a quantidade de comida que ingerem. Podemos até faturar com isso, nenhum problema, mas sejamos simpáticos e repitamos, exatamente, as mentiras que eles gostam de ouvir.

A solução simples, e única, para todos os gordos consiste em comer menos.