Os Heróis Nacionais
Dia deste alguém me disse que o Sr. Joaquim Barbosa era um herói nacional. Há algum tempo eu ouvi da boca de alguém que o Guga era um herói brasileiro. Há muito tempo eu ouvia que o Senna era o herói do povo.
Dias destes estava pensando sobre os heróis nacionais e percebi uma coisa muito importante. Heróis brasileiros são os Carlos, os Josés, os Paulos e Pedros, todos brancos, pardos e negros, heróis são as Marias, as Anas e as Luizas, todas negras, pardas e brancas e que saem todos os dias as 3 horas da manhã para chegarem ao seu trabalho as 7 horas e retornarem a noite cansados e alijados do seu direito fundamental de descanso.
Herói foi meu pai, que criou três filhos, mesmo com fortes dores de estômago e que lhe tirava horas de sono e mesmo assim no dia seguinte ele saía para trabalhar. Herói sou eu que todos os dias saio para trabalhar onde me for possível ou onde me quiserem para trabalhar.
Herói é este povo sofrido que vive em lugares longínquos e áridos que vivem do que plantam, quando conseguem.
Então me desculpem a todos que acham, Barbosa, Senna, Guga, D. Pedro, Tiradentes e tantos outros, seus heróis, mas estes precisam fazer muito mais para se tornarem meus heróis.