Pense sobre isto

O que vem a ser meditação? Como encarar Deus em nossas vidas? Quando alcançarmos um estado de espírito em que Deus permeie nossos pensamentos e atitudes e passarmos a recorrer a Ele em toda e qualquer situação de vida, poderemos afirmar que dominamos perfeitamente a arte de meditar. Deus, sendo espírito, age espiritualmente em todos os sentidos, colocando a nossa disposição as bênçãos inerentes a um viver livre e descontraído. É muito fácil deixar que pensamentos fortuitos atrapalhem a correta ação da mente.

Pensar é emitir ideias. Que tipos de pensamentos deixamos que nossa mente elabore ao longo do dia? Muito mais importante do que ingerir alimentos é selecionar corretamente o que pensamos, ou seja, manter na mente, exclusivamente, pensamentos que proporcione bem estar e felicidade. É impossível obter saúde pensando em doença, como não há como atrair a prosperidade e a riqueza tendo na mente pensamentos que atraem o fracasso e a pobreza. É possível modificar radicalmente a vida, modificando o modo de viver.

E qual é o modo de viver adequado a uma vida feliz? É exatamente aquele que age positivamente no nosso estado de espírito. Todos os acontecimentos, sejam eles bons ou maus, tiveram, como causa, alguma crença que, em algum momento da vida, acolhemos em nosso subconsciente. Foi ela que que nos conduziu a modos de pensar, seguidos de atitudes, que deflagraram acontecimentos. Deus é o ápice dos pensamentos e dos acontecimentos bons. Tudo que remete a Ele só pode trazer paz e felicidade. Mas existem pessoas que não reconhecem o Deus verdadeiro. Acham que Deus vem a ser um ente que, de algum lugar do céu, vive nos vigiando e colocando em uma balança cada ato e cada pensamento nosso a fim de traçar o nosso destino. Então Ele nos prepara duas estradas; uma que nos conduzirá a um paraíso repleto de anjos e harpas iluminadas ou a que nos levará, incondicionalmente às chamas eternas do inferno para que, ali, queimemos eternamente os nossos pecados.

Porém, Deus é uma presença viva em todos os lugares; Ele se encontra longe e também muito perto, mais perto do que conseguimos imaginar, ou seja, em nosso próprio interior. Sua atuação é contínua em nossa mente, pois Deus é mente acima de tudo. A mente de Deus é a Mente Perfeita, límpida e cristalina, onde é impossível aparecer resquícios de negatividade. Se Deus é o ápice dos pensamentos bons, estaremos com Deus, viveremos Deus e seremos, nós próprios a verdadeira imagem de Deus quando fizermos coincidir a Sua e a nossa vontade. Sendo Deus o auge dos pensamentos elevados, é impossível existir sofrimentos ou infelicidades em uma mente que reflita, nas vinte e quatro horas de um dia, a perfeição de Deus. É nesse ponto que alcançamos a verdadeira meditação.

Então, meditar vem a ser contemplar Deus e a Sua perfeição. Através dessa prática diária faremos de nosso ser um canal por onde flui a corrente do bem, que é Deus. É por essa razão que urge, o quanto antes, um controle total e permanente de cada pensamento que emitimos. Não é, todavia, de uma hora para outra que conquistaremos essa capacidade de pensar e agir como Deus. Mas isto é plenamente possível. Já que somos filhos de Deus e possuidores de todos os seus atributos. Então, o que fazer? Deus pensou e proferiu palavras a fim de construir o mundo paradisíaco. Logo, através de pensamentos e de palavras que reivindiquem o mundo de Deus, que é uma realidade, faremos com que esse mundo comece a tomar forma em nossa rotina de vida. A meditação é, pois, uma prática de visualização e afirmação do mundo perfeito criado por Deus. Meditando e contemplando esse mundo, que já existe aqui e agora, acabaremos trazendo-o, num espaço de tempo relativamente curto, para a nossa realidade.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 07/09/2014
Reeditado em 07/09/2014
Código do texto: T4952522
Classificação de conteúdo: seguro