Einstein e a espiritualidade
Aproveitando-me da citação de Einstein na crônica de João Santaroza, veio-me a lembrança de algumas frases do livro "Einstein, O Enigma do Universo" escrito por Huberto Rohden, contemporâneo de Einstein em Princeton, 1945-1946. Recomendo que leiam o livro inteiro, mas algumas passagens, em especial, merecem ser lembradas. Huberto Rohden, brasileiro de Tubarão-SC foi o primeiro a estudar as ligações entre a genialidade de Einstein e a força maior do universo. Embora aos céticos pareça um paradoxo, neste livro Rohden faz cair por terra alguns preconceitos em relação à espiritualidade humana, mostrando que a ciência e as grandes teorias sempre andaram de mãos dadas com Deus (numa definição amórfica) e que o gênio da matemática também era religioso,dentro de um conceito não-dogmático. Algumas frases do livro*:
"Deus não joga dados com o mundo. Ele é sutil, mas não é maldoso"
A matemática também pode ser aplicada à mística, porque tanto esta quanto aquela são uma captação cósmica, e não uma captação mental."
"Futura gerações não acreditarão que um Homem como Gandhi passaram pela face da terra, em carne e osso."
"A matemática reside no princípio 'creador'. Ela é absolutamente certa enquanto se mantém no abstrato, mas perde da sua certeza na razão direta da sua concretização."
"Deus 'creou' o homem o menos possível para que possa 'crear' o máximo possível."
"O livre-arbítrio é o poder de ser causa própria. Podemos trocar o determinismo pela auto-determinação."
"Nenhum homem pode encontrar Deus, mas Deus pode encontrar o homem, se ele for permitir."
"... agora que envelheci, passei a olhar a morte como uma dívida antiga que é preciso, afinal, saldar. Contudo, instintivamente, faz-se quanto é possível para delongar esse acontecimento. Tal é o jogo que a natureza joga conosco. Podemos achar graça por assim ser, mas não conseguimos libertar-nos do instinto de sobrevivência a que todos estamos presos."
Na verdade, muitas vezes relutamos em aceitar razões ou experiências que não nos pertencem, mas se nossas mentes inquietas resolverem dar uma chance para a lógica de outras razões mais privilegiadas, poderemos ao menos emprestá-las por agum tempo para tentarmos sair do marasmo do determinismo inconsciente. Que cada um dos iluminados que por aqui passaram sejam entendidos na essência de suas obras e não na superficialidade de seus atos magnânimos.
----------------------------------------------------------
*Einstein, O Enigma do Universo. Reeditado pela ediora Martin Claret em 2004. Huberto Rohden ex-jesuíta e filósofo. Fez estudos no Rio Grande do Sul, formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em universidades da Áustria, Holanda e Itália. Publicou mais de 65 obras sobre ciência, filosofia e religião. Pesquisador bolsista na Universidade de Princeton, New Jersey, onde conviveu com Albert Einstein e lançou o movimento de âmbito mundial da Filosofia Univérsica."
----------------------------------------------------------
RSanchez - (31/8/2004 09:06:00)