alma.jpg

 
Movimento Almarial
 
 
Sim, é isto mesmo que está vendo, pois o movimento criado por Ariano Suassuna é o ‘Armorial’, mas acabo de criar o ‘Almarial’.
 
Explico.
 
O escritor Ariano Suassuna, com simpatia e sabedoria andou por este Brasil numa pregação que infelizmente pouco ecoou, mesmo a despeito da grandeza de sua figura e dedicação à causa, com o denominando de “Movimento Armorial”, lançado em 1970, em Recife.
 
Seu objetivo era ‘Valorizar a cultura popular do Nordeste brasileiro, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País.’ (Wikipédia)
 
Ariano Suassuna recentemente se foi, como diz Rolando Boldrin, ‘para o andar de cima’, mas nos deixou seu encantamento pessoal e ensinamentos. Desfrutemos deles. 

Minha homenagem ao Mestre Ariano Suassuna.

 
Falo agora do 'Almarial’ assim definido: ‘Movimento Almarial’: que deriva da Alma, que revestida passageiramente pelo corpo humano deve buscar todas as formas para ser feliz e agir, em perene corrente, para que todos os demais seres humanos também sejam felizes.’
 
O ‘Movimento Almarial’, ora criado, se dedica a incutir em cada ser humano a crença e entendimento de que desde o instante em que nasce, ao contrário do que pensa não está crescendo, mas sim se encaminhando para a proximidade do fim, pois o Relógio de sua Vida anda no sentido inverso de seu caminhar. Que deve, pois fazer tudo o que de bom possa, como que seu Relógio marcasse sua última hora e, sobretudo, estar preparado para que no momento em que ele der a badalada final esteja certo de ter sido feliz e agido de forma com que todas as pessoas que o rodeiam também tenham sido felizes, pois esta é na Terra sua única missão.'
 
Que deste Movimento resulte o aprendizado que os dias dos ‘pais, do avô, avó, amigo, das mães, criança, idoso, pedestre, da Paz, Ação de Graças, Natal, Ano Novo’, e todas as demais datas que homenageiam e incutem o espírito de fraternidade sejam extintos, restando tão somente o 'Dia Almarial', que despertará em cada ser humano o sentimento de felicidade, e que isto perdure desde o primeiro instante do primeiro dia de cada ano e termine no último segundo do dia 31 de dezembro, de modo que se reinicie no instante seguinte do primeiro dia do novo ‘ano novo’ e assim permaneça pelo correr dos séculos, eras e tempos infinitos, sendo feliz e fazendo, por suas ações, com que todos os demais serem humanos também sejam felizes, tendo isto como sua missão na Terra.
 
Este é o ‘Movimento Almarial’, o ‘Movimento da Alma’. 
 
Vivamo-lo sempre !    
Brasilino Neto
Enviado por Brasilino Neto em 28/07/2014
Reeditado em 30/08/2014
Código do texto: T4900630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.