Novos tempos

Temos poucas notícias do outro lado do mundo, quase não sabemos nada de lá. Os que nos mostram o mundo dizem que os de lá se escondem, razão pela qual nada têm a mostrar. De fato, mostram apenas um lado do mundo, apenas uma versão. E é assim que vemos o mundo, sempre só de um lado, sempre sob o mesmo ângulo.

Novos tempos se impõem. A economia chinesa, nesse momento, está superando a americana. Quando novas correções dos índices econômicos forem impostas, se verá que a economia chinesa já supera a americana em muito. Supera e cresce de maneira galopante, avassaladora; em menos de uma década será o dobro da outra, logo, 4 vezes maior, isso em poucos anos.

Os poderosos de hoje, os ricos, detêm as emissoras de televisão e os jornais no mundo inteiro; selecionam as histórias que desejam contar, e as contam conforme seu ponto de vista. Temos nos deparado com um ponto de vista único, sempre o mesmo, em linhas gerais. Uma visão bem parcial.

Os novos donos do mundo comprarão nossos meios de informação e nos mostrarão outro lado do mundo, e o nosso, sob outros ângulos. Descobriremos haver mais que um modo de ver as coisas, mais que um ângulo.

O mundo tem mudado. Não temos dado atenção aos orientais, mas eles são a novidade no mundo; viraram o jogo. Estão abocanhando toda a indústria mundial, as do ocidente não conseguem competir com as novas. Também estão dominando a alta tecnologia.

Vejo um vídeo de um espetáculo de 5 crianças orientais, muito novas, ao violão. Temos, no ocidente, alguns prodígios eventuais que se destacam muito jovens. O vídeo, no entanto, revela, não um caso especialíssimo, mas uma faceta da disciplina e de um sistema educacional superior ao nosso.

Esse vídeo é um retrato do futuro.

Temos fechado os olhos à cultura chinesa, aos seus talentos. Temos nos recusado a reconhecer seus méritos. Acredito que o vídeo das crianças evocará muito mais comentários críticos que elogiosos. Posso apostar que, por serem chinesas, as crianças, o vídeo receberá críticas sobre disciplina cruel e outras tolices do gênero, embora as crianças se mostrem alegres, radiantes e orgulhosas de seus méritos.

Temos nos comportado assim, estupidamente, fechando os olhos para um futuro que já aconteceu, embora nos recusemos a ver.

Essas crianças crescerão.

Os chineses não têm nenhuma predileção especial pelo violão, têm sim, um excesso de talentos transbordando em todas as áreas, essa, a do vídeo, nunca foi prioritária. Os violonistas do futuro concorrerão com os que tiveram esse aprendizado já na infância; será difícil conseguir técnica igualmente apurada. Isso valerá para todas as áreas.

Continuamos lutando para colocar todas as crianças na escola, para que todos aprendam a escrever. Suspeito que eles estejam lutando para que todos saibam o cálculo diferencial, para que todos saibam programar um computador. Verão a nós como selvagens incultos.

A revolução chinesa é uma revolução educacional.

Economistas tolos continuarão buscando inúteis explicações econômicas para os novos tempos; têm tentado, “corrigir” nossas economias para fazer frente aos avanços do oriente. Todos esses esforços se revelarão patéticos. Os orientais nos explicarão tratar-se de uma revolução cultural/educacional.

Em poucos anos, ao ligarmos a televisão, veremos cenas do mundo que temos insistido em negar a existência. Assistiremos à sucessão de fatos para os quais temos fechado nossos olhos. Conheceremos inúmeros pontos de vista, que nos parecerão óbvios, e que temos negado.

O futuro já chegou.

O mundo é muito maior do que nos fazem pensar os que se encarregaram das informações. Abramos nossos olhos.

(P.S. Não tenho certeza de que as crianças sejam chinesas, o vídeo é esse:)

https://www.youtube.com/watch?v=bHlp1bvLxSc