Ame sua cidade

Texto integral do Projeto da exposição fotográfica Jabotintrigas. Fotos da cidade de Jaboticabal, interior paulista. O texto com as fotos pode ser encontrado no e-book através deste link:

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/4895063

Apreciem.

- - - - - - -

JABOTINTRIGAS

(Fotografia)

Gabriel de Lucca Trizoglio

JABOTINTRIGAS

Moro em Jaboticabal. No fim de 2010 comprei uma câmera compacta e por aproximadamente três anos eu a carreguei no bolso durante minhas pedaladas, caminhadas e passeios. Das dezenas de fotografias que fiz separei estas dez que fazem parte da exposição, para oferecer aos jaboticabalenses, os que moram e os que não moram na cidade e também aos demais interessados em Fotografia, ângulos diferentes e outras maneiras de observar a cidade.

Gabriel

Julho de 2014

Capela ao anoitecer

Trata-se de uma capela minúscula, construída no campus da UNESP em Jaboticabal, lugar que gosto muito de ir passear com minha namorada e amigos. Por volta das seis e meia da noite, pouco antes de irmos embora, resolvi fazer esta foto. Honestamente eu não esperava que a vegetação pudesse tornar-se tão intrigante conjunto de silhuetas, nem que o céu fosse oferecer este incrível tom de roxo para o fundo.

O gato e a pomba

Nos fins de semana, à tarde, por volta das quatro e meia, costumo caminhar e pedalar pelas ruas próximas de minha residência. Fotografei o gato e a pomba perto de uma escola estadual tradicional de minha cidade. Bem no momento em que eu passava, a pomba pousou perto de um de seus mais conhecidos predadores. A expressão do gato indica o interesse em capturar a ave, mas ele pensou muito e não agiu rápido. Minutos depois da foto, a pomba voou.

Cristo no quadro

Esta réplica do Cristo Redentor está no topo de um tradicional edifício na rua Rui Barbosa e é um dos pontos mais visitados e fotografados da cidade. Subindo a avenida Pintos, uma das vias principais de Jaboticabal, reparei este ângulo diferente. Registrei o encontro das formas arredondadas da escultura com as linhas retas dos edifícios sob as cores suaves de uma tarde de pouca claridade.

Sombra acessório

Os exaustores mostrados nesta foto pertencem a uma famosa indústria alimentícia da cidade. Certa vez passei por esta rua, paralela à da entrada principal da fábrica e percebi que a sombra de um poste junto com um dos exaustores criou uma imagem curiosa. Lembrava um abajur, luminária ou aparelho similar. Resolvi então fazer a foto.

Enigma na fachada

Um estabelecimento comercial localizado na rua Rui Barbosa, centro da cidade, tem a fachada formada por marquises, paredes de cor verde oliva e uma coluna com quadradinhos de vidro. Esta imagem foi produzida à noite, quando fotografei a fachada de baixo para cima. No momento em que descarreguei a foto no PC, posicionei-a de cabeça para baixo e achei o resultado bastante interessante. A faixa escura na parte de baixo é, na verdade, o céu. Esta fotografia foi utilizada num jogo valendo brinde durante um sarau, em que os participantes foram desafiados a descobrir o local da foto.

Torres alinhadas

As chaminés da imagem fazem parte de tradicional cerâmica de Jaboticabal. A concepção original da foto é em formato quadrado, para ser visualizada pela Internet. O objetivo, com o recorte quadrado, foi mantê-las centralizadas e alinhadas, com duas das chaminés mais próximas e outras duas mais distantes, formando quase que um caractere. Neste outro dimensionamento para a versão revelada, são destacados o contraste das cores do céu, das chaminés e do muro.

Cocorauto

Juntei partes de dois imóveis: muro e fachada de uma conhecida escola particular da cidade com o pilar (ornamentado com pedras) de um dos cantos do barracão onde funciona oficina mecânica de uma concessionária em Jaboticabal. O azul do céu de um fim de tarde de domingo também foi acrescentado à composição, dando a lembrança de uma pintura abstrata. Esta fotografia também foi utilizada em jogo valendo brinde durante um sarau, em que os participantes foram desafiados a descobrir o local da foto.

Esquecida

Certa noite de sábado, minha namorada e eu fomos até uma das praças da cidade, munidos de alguns objetos e ideias para produzir fotografias. Utilizamos o coreto e, apesar das ideias inusitadas, as fotos não ficaram boas. Já quase indo embora, ela sugeriu colocar um botão de rosa no chão, para que eu a fotografasse em close e o resultado surpreendeu. Um conhecido nosso viu a foto e disse que conseguimos reunir elementos marcantes de nossa cidade: a rosa (cidade das rosas), a estrutura do coreto (cidade da música) e Cristo ao fundo (tradicional religiosidade de Jaboticabal).

Catedral

Esta é a Catedral de Jaboticabal, situada na rua Rui Barbosa, centro da cidade. Sempre passava por lá, observando o prédio e pensando nas possíveis composições para uma imagem diferente. Esta foi produzida à noite, com tripé e com a câmera ajustada para foto em baixa velocidade e longa exposição.

Passados e presentes juntos

Na imagem há registro de dois prédios modernos (edifício com vidros espelhados e imóvel onde funciona atualmente escritório de contabilidade) e dois antigos (parte do telhado de uma casa e reflexo de uma tradicional escola da cidade). Através da foto, a mensagem: por mais que queiramos fazer com que tudo soe diferente no futuro, não devemos jamais esquecer, nem abandonar, tampouco ignorar nosso passado.