Da realidade do campo (de futebol) para o cotidiano

Olá amigos, gostaria muito de continuar perplexo sem entender o que aconteceu no último jogo do Brasil 1 x 7 Alemanha.

Inúmeras reflexões já surgiram após o jogo, mas como pensar nunca é demais, deixo aqui minha contribuição.

Cultura não é algo fácil de mudar, ela acontece de forma gradativa, pois recebemos valores que só através da contraposição poderemos questioná-los e por fim causar rupturas.

O brasileiro é acostumado a dar o famoso “jeitinho”! Na hora certa, improvisamos e tudo dará certo.

Vejo isso desde os pequenos atos, como deixar de estudar para a prova, até não cumprir prazos para entrega de obras necessárias para um evento de tão grande porte como a copa do mundo.

Após tomar 1 gol, a seleção brasileira sofreu um “apagão”! Não havia plano B! Ficaram perdidos em campo porque não houve planejamento. Será que nos vestiários foi cogitado o que havia acontecido com a seleção de Portugal? Acredito que não! Sempre estamos cheios de confiança em nossa falta de planejamento.

O resultado só seria diferente, como foi nos outros jogos, se continuássemos com sorte. Como na bola batida na trave nos últimos minutos da prorrogação contra a Colômbia!

Será que nunca vamos cansar de contar com a sorte? Quando nós levaremos a sério a nossa educação? Vejo meus alunos com os olhares perdidos ao se depararem com uma prova dissertativa que requer deles apenas a reflexão do que já deveriam ter estudado! Mas na hora de responder fica evidenciado que o famoso jeitinho da última hora novamente os surpreendeu.

MUDANÇA é a palavra de ordem!!!

Mudar o quê?

O famoso jeitinho de burlar, enrolar, insinuar, enganar, corromper!

Colar na prova (enganando a si mesmo), furar fila, copiar da internet, passar os pontos da carteira para outro, usar meia entrada quando não se tem direito, entre tantos outros pequenos delitos, que de tão comuns, esquecemos que na verdade são uma forma CORRUPÇÃO. E aí quando temos que mostrar o que sabemos, dá um “apagão” o “apagão” da incompetência porque não tratamos com seriedade a palavra que está esquecida em nosso dicionário: PLANEJAMENTO!

Agora peço que não nos envergonhemos de perder do futebol da Alemanha, mas que nos inspiremos nesse país que mesmo após a devastação da última guerra, olha para frente, planeja, executa e vence!

Olhemos com atenção para nosso próximo evento: as eleições, sem deixar para última hora o jeitinho de decidir em que votar... sem questionar, verificar, e certificarmos em quem vamos votar e acompanhar nos próximos 4 anos.

Você está feliz com o governo do seu Estado? Como anda a educação da progressão continuada? E a saúde, o transporte?

Te convido a uma reflexão sobre sua atitude individual,minha, nossa, para que possa ser o início de uma mudança de postura de nossa cultura do jeitinho brasileiro de ser. Ou estaremos fadados a continuar perdidos em campo.