Coincidência...?!
“Coincidência é quando tudo acontece por acaso. Sem data, sem horário, apenas coincidência ou então Destino” (…)
Nesta frase frequentemente veiculada, três palavras que possuem parentesco, merecem consideração; Coincidência, Acaso e Destino.
O acaso é uma palavra desprovida de sentido e lógica. Pois, nada pode existir sem causa. Não existe a sorte. Como diziam os gregos “Nada pode surgir do nada”
Pois, há um significado por detrás de cada pequeno ato. Para resumir fazem sentido as palavrars de Volaire: “Aquilo a que chamamos acaso não é, não pode deixar de ser, senão a causa ignorada de um efeito conhecido.” Portanto, a “CO-INCIDÊN-CIA” sobrevive negando a Lei da CAUSA e EFEITO.
Quanto ao DESTINO, essa “entidade misteriosa" que determina as vicissitudes da vida e do qual, “ninguém pode escapar” como preceitua o mito, tem sido a idéia predileta pela simples razão que destarte, o “desafortunado” isenta-se da responsabilidade de suas escolhas e atos, bem como do Livre Arbítrio. Aqui impera o “adorável” BODE EXPIATÓRIO; aqule que frequentemente é escolhido para levar a culpa alheia.
Entretanto, mais sensato e honesto seria concluir, que é nos momentos de decisão e escolha que traçamos o destino. E por fim, é relevante o fato que o caráter de um ser humano, fatalmente contribuirá para seu destino. O destino não vem do exterior para o homem, ele emerge do próprio homem, não é objetivo porém, estritamente subjetivo.
Portanto, parece sensato concluir que “COINCIDÊNCIA” é quando Deus escolhe permanecer anônimo. Afinal, não existe coincidência; apenas o incompreendido, o imprevisto. Como bem disse alguém: “Coincidência é a maneira discreta de Deus, propositadamente programada para dar certo, na hora exata e nas circunstâncias ideais”.
Finalmente resta dizer que a frase supra, é mais uma forma dissimulada e profana de negar a Deus; mais um veículo encarregado desta pro-pagada missão.
(PW)