A necessidade de cuidarmos de nós!

Atualmente, vemos muitos casos de pessoas que não conseguem aguentar o peso da vida, dos problemas. A sociedade na qual vivemos é uma fábrica de pessoas estressadas e deprimidas. Certo padre, há pouco tempo, foi vítima da depressão. Quem não se prepara para enfrentar os problemas atuais poderá ser uma vítima desses mesmos problemas. O mundo em que vivemos é cruel: ele supervaloriza o ter, o parecer, a fama, deixando as pessoas vazias e sem base.

Neste mundo, há pessoas que chegam ao absurdo de tirar a própria vida. Faz-se necessário, pois, buscar o auxílio divino. Há muitas formas de buscar esse auxílio. Deus se manifesta de várias maneiras.

A Bíblia é uma coletânea de 73 livros, que nos proporcionam o contato com a palavra Daquele que É. Há homens que deixaram mensagens, pensamentos e exemplos de sabedoria neste mundo. Esses homens são criaturas de Deus que nos ensinam a compreender a vida e a viver com serenidade, a modificar o que pode ser modificado e a aceitar, com serenidade, o que não pode ser mudado. Temos, por exemplo, Lao-Tsé, Confúcio, Buda, Mahatma Gandhi. Hoje, eu estava comprovando, mais uma vez, a sabedoria que Deus nos enviou através desses grandes homens. Eu estava bebendo da sabedoria de Confúcio. Precisei! Foi necessário! Ninguém é de ferro! É um privilégio ter a companhia dos sábios.

Outro grande sábio foi Buda. Ainda que ele não mencionasse o nome de Deus, Buda nos ajuda a ver o que Deus nos ensina: viver bem o presente, não mentir, não alimentar raiva, não querer mal a ninguém, não roubar, ter pensamento puro, ter comportamento correto, desfazer as ilusões, buscar o aperfeiçoamento constante.

Em Buda, encontramos ensinamentos sobre família, sociedade, relacionamento. É importante ver o que existe de bom em cada manifestação religiosa. O critério para sabermos se uma religião é boa é ver se essa religião busca o amor, o bem e a paz por meio desses mesmos elementos, não praticando o mal.

Lao-Tsé é um outro grande exemplo! Ele nos mostra o caminho da sabedoria, da vida com paz, tranquilidade. O Tao Te Ching (de Lao-Tsé) é uma inestimável fonte de sabedoria, uma grande obra!

Mahatma Gandhi foi outro homem admirável. Ele foi o grande pacifista do século XX. Ele buscava a não-violência por meio da não-violência. Gandhi lutou contra o império britânico sem usar uma arma. Quando alguém puxou uma arma para defendê-lo, ele lamentou: “Enquanto alguém tiver a necessidade de usar uma arma para me defender, eu ainda não terei cumprido a minha missão”.

Há muitos outros meios de enfrentarmos os desafios do mundo hodierno. A meditação é fundamental. Cuidemos de nós mesmos! Ajudemos a deixar este mundo melhor! Busquemos a riqueza interior, o amor, a paz, a serenidade!

Como dizia o mestre Sócrates, cuidemos da alma, ou seja, da nossa interioridade. O mais importante está dentro de nós.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 21/06/2014
Reeditado em 21/06/2014
Código do texto: T4853680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.