Jeitinho Brasileiro

Pense em um povo que pra tido arruma um jeito. Pensou? Agora rotule: BRASILEIRO. Mas cuidado: não confunda com arrumar "soluções", mas me refiro mesmo ao famoso "jeitinho". Jeitinho esse que virou até jargão: JEITINHO BRASILEIRO.

E com esse Jargão de bom parecer, ganhamos a figura do malandro, sujeito sabido ( e não necessariamente inteligente) que sabe bem a hora e o lugar certo em que deve estar, sempre se sobressaindo com boa imagem diate dos fatos, com muito samba no pé e sorriso no rosto ( e sem perder a pose). Não menos esperto e dotado de múltiplas capacidades, o malandro do sudeste surge repaginado em matuto, na figura do Grilo mítico, o famoso João. Cabra que dribla as adversidades cotidianas, se virando em dez, com a preguiça boa que vale pelos sete pecados de uma vez. Na verdade, o Jeitinho brasileiro deveria mesmo virar assunto de teses. Estudos científicos. Fico até imaginando as discussões acaloradas em torno do tema (ou não, visto que não é muito natural que o povo brasileiro se interesse em discutir as coisas. No máximo os interessados se reuniriam em volta de uma mesa de bar, regada a cerveja gelada e uma roda de samba: tudo terminaria mesmo em pizza ( e olha que de pizza o Congresso Nacional entende).

Mas tomemos cuidado apenas com o mal hábito da "generalização". Brasileiro adora generalizar, escolher um culpado para carregar todas as mazelas acumuladas em anos de história. A moda agora é culpar a Copa. Pobre FIFA (digo... Não tão pobre assim). Onde já se viu? Culpar a copa pelos problemas de um país que vem mostrando defeito de fabricação desde o achamento ( e não me venha com esse papo de descobrimento). Acho mesmo que deveriam devolver o país aos índios e recolher os espelhinhos barganhados há muito tempo. Pois bem. Não tardará pra que uma outra pessoa pense:

"Verdade! A culpa não é da Copa... É do Lula, da Dilma e do PT. Ele era analfabeto, ela é guerrilheira e o PT é a Sede da máfia".

E como sempre, as mesmas histórias midiáticas e iniciáticas...

Pois tá. Vamos por parte... Faz tempo que venho percebendo que essa coisa de partido "é igual a repartição pública: existe, mas não funciona", já parafraseando O Auto da compadecida. Basta ver a frequência (e a cara de pau) dos políticos e suas "alianças" suspeitosas. Sendo assim, não é bem culpa do PT (ou pelo menos não apenas dele). É muito fácil escolher um "cristo" pra crucificar. Digamos que os agravantes que envolvem o PT é a cereja do bolo. A ponta de um ice berg com dimensões colossais dentro da política nacional. A mídia em sua santa sabedoria também nos leva a um pensamento direcionado. Mas quando falo "mídia" não me refiro apenas a uma "toda poderosa". Refiro-me a todo o meio midiático. A questão não é deixar de assistir TV, ler jornal ou coisas do tipo. Mas tentar ao máximo não alienar-se (taí um termo que todo anti-mídia gosta de usar: alienação! Pense numa ideia alienante!)

Por fim e pelo simples motivo que já me cansa os dedos tanta digitação, concordo mais com a ideia de que a grande culpa de tudo está concentrada mesmo no próprio "povo" e a essa mania secular do bom e velho "jeitinho brasileiro". Jeitinho esse que se molda de acordo com os interesses e sabedoria de quem dele faz uso.

É ano de Copa! Ano de eleições! Torça pelo país, vista a camisa da pátria, ainda que durante o resto dos anos faça-a de pano de chão. Mas se queres que o Brasil mude, pare de votar errado, e pense no futuro da nação.

Lais L S
Enviado por Lais L S em 23/05/2014
Código do texto: T4816691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.