Não ligue cobrando, ligue procurando.

Não ligue cobrando, ligue procurando.

Como é comum as pessoas falarem: Cadê você, sumida? Ficou rica, foi? Você me abandonou!...

Sei que isso é força do hábito, mas, sinceramente...

Pense bem, se você não vê e não fala há algum tempo com uma pessoa amiga; você não é procurado e também não a procura, significa que você também SUMIU. Portanto, não há razão para chamar o outro (a) de sumido (a), não acha?

Um dia, Joana resolver ligar para Soraia, uma amiga que não via há mais de cinco anos. Tempos atrás, elas saiam juntas, se divertiam, conversavam, combinavam idas ao shopping etc e tal. Mas a frequência de saídas ia diminuindo, pois o tempo passa e as fases da vida nos levam a outros caminhos. O trabalho, a família e outras coisas mais, acabam distanciando as pessoas. Mas a distância física não significa o fim do afeto e da amizade.

Pois bem, um dia Joana ligou para Soraia, mas quem atendeu foi Sandra, irmã caçula de Soraia. Prontamente, Joana foi dizendo: Oi, Sandra, tudo bem, cadê Soraia, ela sumiu, me abandonou, ficou rica, foi? Fez-se um silêncio... Então, Sandra respondeu: Soraia não sumiu, ela faleceu faz seis meses. Soraia esteve doente por um ano, enfrentou uma depressão, melhorou, depois adoeceu e morreu.

Fez-se um silêncio. Joana ficou sem palavras.

Moral da história? Não ligue cobrando, ligue procurando. Se faz tempo que não é procurado por um amigo, mas também não o procura, significa que ambos (as) sumiram.

Segue uma frase que é atribuída a Leonardo da Vinci: Para estar junto não é preciso estar perto e sim, do lado de dentro.

Verônica Almeida 05/2014.