Festival do Mingau Folclórico

O Festival do Mingau Folclórico é um grande evento gastronômico e cultural da cidade de Breves, na Ilha de Marajó, Estado do Pará.

O Festival do Mingau Folclórico foi criado, em 2007, pela Prof.ª Maria Erisam Oliveira, Diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Pingo de Gente e sua equipe de competentes professores, com objetivo de oferecer uma programação diferenciada para a comunidade de Breves.

Esse evento acontece todos os anos no mês de agosto, na Praça Frei Dolsé, aonde ficam expostas uma dezena de barracas que comercializam uma enorme variedade de mingaus, desde sabores tradicionais até os mais exóticos. Atualmente são mais de 30 (trinta) opções de sabores: mingau de arroz com açaí, banana grande com leite, milho verde, farinha de mandioca com açaí, macaxeira, milho moído, gorgulho, arroz com bacaba, fubá, arroz com leite de coco, arroz com leite e jerimum, farinha de mandioca com camarão, arroz com castanha do Pará, crueira, (um subproduto da massa da mandioca, depois de passada na peneira), etc.

Como o Festival do Mingau Folclórico caiu no gosto popular, a comissão encarregada da produção do evento (Diretores e Professores), passa o ano todo pesquisando combinações de frutas que possam produzir novos sabores. A vantagem é que Breves fica na região das Ilhas (no Marajó), e é bastante privilegiada pela enorme variedade de frutas, tubérculos e essências que permitem entrar em cena a criatividade e, consequentemente, o aumento da produção desses deliciosos sabores oferecidos a cada ano.

Além da gastronomia, o Festival do Mingau Folclórico conta com vasta programação cultural. Um enorme palco é montado na avenida em frente à Praça Frei Dolsé, aonde as crianças de várias escolas apresentam inúmeros shows, encenações, cantos, danças, demonstrações de lendas do folclore brasileiro etc.

Em agosto de 2014, acontecerá a 8ª edição do Festival do Mingau Tradicional que contará com um cardápio ampliado e uma programação ainda mais diversificada. A cada ano que passa a comissão organizadora estabelece metas e resultados maiores. Além da EMEI Pingo de Gente, outras escolas estarão organizando e apoiando essa edição, tais como: EMEI Coelhinho Feliz, EMEI Sete Anões, Creche Abelhinha Feliz e EMEIF Eurico Nelson.

Quem vê o sucesso do Festival do Mingau Tradicional nem tem ideia de que essa iniciativa começou bem pequena. Em 2005, alguns professores começaram a organizar pequenos eventos para oferecer o delicioso mingau para os alunos e familiares de suas escolas. Eram encontros simples, quase sempre restritos ao ambiente escolar. Mas, em 2007, sob a liderança da Diretora da Escola Pingo de Gente, Prof.ª Maria Erisam Oliveira, Pedagoga, especialista em estudos culturais da Amazônia, o “Festival do Mingau” foi literalmente para a Praça. O Professor Leonildo Nazareno do Amaral Guedes, também especialista em estudos culturais da Amazônia, mudou o nome do evento para “Festival do Mingau Folclórico”, inserindo a programação sociocultural com diversas manifestações folclóricas a serem representadas por crianças das escolas participantes.

A ousadia e disposição desses nobres professores tornou realidade um belo projeto, e quem ganhou com isso tudo foi a comunidade de Breves que hoje tem um evento de qualidade para frequentar. É por tudo isso que o Festival do Mingau Folclórico tem tido tamanha aceitação popular, pois ele é um exemplo de dedicação e engajamento de educadores comprometidos em fazer a diferença para o desenvolvimento sociocultural de Breves e do Marajó!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Abril de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 25/04/2014
Código do texto: T4782762
Classificação de conteúdo: seguro