Que temas tratariam os painéis do Mosteiro de Jesus?

Fruto de diversas visitas de estudo aos bastidores do Museu Nacional do Azulejo, verifiquei que, no caso dos painéis numerados 1, 2,3, 4 e aí por diante, a numeração dos azulejos nos painéis não se interrompia de painel para painel. Apesar da mudança de painel, nos painéis individuais, a barra vertical que os separa, continuava a numeração do painel anterior. Será este o caso da Esperança? Será o de Jesus?

Mas também vi que nem sempre é assim: caso dos azulejos da igreja da Madre de Deus da autoria de Jan Van Voot. Aí, ao contrário dos da Matriz de Nossa Senhora da Estrela, da Ribeira Grande, que anteriormente estudei, a numeração é feita da direita para a esquerda, não da esquerda para a direita. Neste caso de Jan Voot, as molduras e os painéis têm numeração diferente, Como será o caso do Mosteiro de Jesus?

Na Esperança contei 19 ou 20 fiadas, nos fragmentos do Mosteiro de Jesus, existem vestígios de 19 ou 20 fiadas. São catorze fiadas de azulejos no interior do painel mais três, em cima e outros três, em baixo, formando as molduras. Na Esperança, existem 12 painéis, no Mosteiro de Jesus, temos vestígios de 8 painéis. Na Esperança, as molduras são de três fiadas, no de Jesus, até ao momento, temos vestígios e indícios, inconclusivos, de molduras de duas ou de três fiadas.

Ao compararmos os painéis, devemos ter em conta os painéis historiados em azulejo (Esperança, Ponta Delgada), assinados por António de Oliveira Bernardes, mais os painéis historiados pintados a óleo (Conceição – São José, Ponta Delgada), atribuídos por Vítor Reis e Vítor Serrão a António de Oliveira Bernardes e os de Jesus atribuídos por José Meco também a António de Oliveira Bernardes.

Os 12 painéis da Esperança são: 1- Anunciação; 2 – Visita a Santa Isabel; 3- Nascimento; 4 - Adoração dos Reis Magos; 5- Circuncisão; 6- Jesus a orar; 7- Beijo de Judas; 8 – Flagelação de Jesus; 9 – Coroação de Espinhos; 10 – Ecce Homo; 11 – A caminho do Calvário; 12 – Jesus Pregado na Cruz.

Se se reconhecem nos fragmentos de azulejos do Mosteiro de Jesus, como se viu no Perfil 20, vestígios de painéis 2, 3, 4 e 8, então, levando em linha de conta a orientação temática dos painéis da Esperança, nos painéis do Mosteiro de Jesus existiriam: 2- A Visita a Santa Isabel; 3 - O Nascimento de Jesus; 4 - A Adoração dos Reis Magos; 8 - A Flagelação de Cristo. Seguindo a orientação temática até ao fim, os restantes 8 painéis de Jesus incluiriam os oito painéis restantes da Esperança, ou seja: 1- Anunciação; 5- Circuncisão; 6- Jesus a orar; 7- Beijo de Judas; 9 – Coroação de Espinhos; 10 – Ecce Homo; 11 – A Caminho do Calvário; 12 – Jesus Pregado na Cruz.

Nada é conclusivo, apenas fica demonstrado que é provável que quem tenha pintado as telas da Conceição e os azulejos da Esperança, também tenha pintado os dois fragmentos de rosto de jovem encontrados no espaço que foi outrora o Mosteiro de Jesus; que é provável que os azulejos do Mosteiro de Jesus tenham tratado de temática Mariana e Jesuina; que é provável que essa temática Mariana e Jesuína se tivesse concretizado em 12 painéis seguindo o modelo da Esperança. Raciocínio arriscado, mas necessário? Ao leitor de o dizer. Para um próximo Perfil, tratarei das molduras e dos rodapés? Vou tentar procurar parecenças nas molduras da Esperança, em Ponta Delgada, e outras mais em Cascais e em Lisboa.

Porém, vou interromper com a minha ida na Romaria.

Mário Moura

19 de Março de 2014

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 19/03/2014
Código do texto: T4735242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.