O MILAGRE DE CADA SER PENSANTE (Celismando Sodre-Mandinho)

-------------------------------

O MILAGRE DE CADA SER PENSANTE

(Celismando Sodré- Mandinho-)

Você já parou pra pensar no tamanho milagre do qual você resultou. Nos encontros que tiveram que acontecer e na combinação de fatores naturais que possibilitaram a sua própria existência.

Não sei se foi um momento de amor, de paixão fortuita ou simplesmente de tesão. Mas, você resultou do encontro de dois seres que se uniram e se relacionaram sexualmente. Dos milhões de espermatozóides lançados pelo seu pai biológico, e que partiram numa corrida desenfreada ao encontro do óvulo no útero da sua mãe, o espermatozóide que lhe originou foi o único a chegar lá, a penetrá-lo num esforço descomunal. Das centenas de óvulos produzidos por sua mãe biológica, que foi quem gerou você, esse foi um dos poucos que não foi eliminado pelo próprio corpo, sendo receptivo a essa junção magistral. E da conjugação de todos esses fatores você foi concebido e gerado.

Você nasceu e ainda está aí, lendo este texto que reflete sobre o milagre da vida. Sim, porque você poderia ter levado uma pancada mortal, ter tido uma doença incurável, ter sofrido um acidente, ter se envolvido numa briga fatal, ter morrido de carência alimentar, ou seja, ter sucumbido diante dos riscos da vida.

Pense nos seus parentes, seus ancestrais. Se um dos seus pais não existisse ou não tivesse existido, se um deles fossem estéril você não estaria aqui agora. Se um deles tivesse morrido antes de ter concebido, você não estaria aqui. Se um dos seus quatros avós não existisse ou não tivesse existido, ou se tivessem morrido antes de ter concebido ou gerado seu pai ou sua mãe, você não estaria aqui. Se um dos seus oito bisavôs não tivesse existido ou se tivessem morrido antes de ter reproduzido. Você não estaria aqui. Se apenas um dos seus dezesseis tataravôs não tivesse existido ou tivesse morrido antes de ter concebido os seus bisavôs, você não estaria aqui.

Agora pense nas centenas, nos milhares e nos milhões de parentes ancestrais que compõem sua árvore genealógica, que também resultou desse milagre assim como você. Se apenas um deles não tivesse existido, tivesse morrido acidentalmente nos entraves da vida, antes de ter deixado seus descendentes que são seus parentes ancestrais, você não estaria aqui, com suas particularidades físicas, sua personalidade única e sua herança genética, lendo estas idéias malucas de um desconhecido poeta.

Agora pense nas condições espetaculares oferecidas pelo planeta no qual você nasceu: nem tão perto do sol o ponto das temperaturas serem insuportáveis para a vida inteligente, que é muito mais complexa, nas condições em que a conhecemos. Nem tão longe a ponto de as temperaturas serem baixas demais. Aqui existe água líquida em abundância, além de uma atmosfera que serve como capa protetora para que todos os seres vivos possam viver. Elementos químicos como: oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, carbono, cálcio, potássio, etc. Pense na combinação de todos esses fatores e elementos para a existência da vida. Imagine apenas o processo de fotossíntese, as árvores recolhendo o gás carbônico e liberando o oxigênio puro que é vital para nossa sobrevivência.

Não é um milagre? E você nasceu aqui, neste planeta azul que é aquecido pela luz de uma estrela a qual chamamos de sol, e que sem ela não existiríamos. Por incrível que pareça! Tem até um planeta muito grande, chamado Júpiter que serviu, e ainda serve de escudo contra a chuva de meteoros que poderia comprometer nossas condições espetaculares para existência desta fenomenal biodiversidade. A vida explodiu aqui, numa variedade tão deslumbrante que fica difícil imaginar como tudo isso pode ter acontecido. Nasceu árvores e florestas para a purificação do nosso ar, várias espécies de animais e vegetais se combinaram numa interdependência fecunda e variável.

Sim, é provável que exista vida em outros planetas, diante dos milhões, bilhões ou trilhões que dizem existir no universo. Porém, fazendo uma análise comparativa dos que circundam o sistema solar; devem ser raríssimos os que apresentam as condições semelhantes á terra. Não é um milagre? O grande estudioso do universo Carl Segan já dizia: “A vida deve ser tão rara no universo que hesito em pisar até numa barata”.

Analise ainda o quanto deve ser mais rara a vida inteligente que permite que eu esteja escrevendo estas reflexões e que você leitor, esteja viajando comigo nestes pensamentos. Que toque mágico foi este que permitiu o uso da racionalidade e a consciência da própria existência, que é a nossa marca registrada na terra? É claro que parece que alguns homens, com suas ações destrutivas, bizarras e malucas, parecem não pensar no próximo e no futuro. Somos animais racionais e, muitas vezes, voltamos a condição da irracionalidade como a que impulsiona a destruir o meio ambiente e todos os elementos necessários à existência deste milagre que é a VIDA.

Então, faça deste MILAGRE DE CADA SER PENSANTE, algo que possa valer a pena, LUTE PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, PELA HARMONIA ENTRE OS POVOS, PELA JUSTIÇA SOCIAL E PELA FELICIDADE COLETIVA, faça da sua vida, um exemplo de coragem, de fé e de amor para com o próximo e para com DEUS. AGRADEÇA SEMPRE PELO FATO DE VOCÊ EXISTIR E DE ESTAR NO MUNDO COMO RESULTADO DESTE INCRÍVEL MILAGRE .

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 02/05/2007
Código do texto: T471891