Que dizem estas outras marcas atrás dos azulejos?

No Perfil 19 A, viu-se que as marcas das olarias indicavam o lugar de cada azulejo no painel. Orientavam os mestres que fizeram os azulejos e os mestres que os colocaram. Que as marcas dos arqueólogos indicam aos arqueólogos o local onde cada fragmento foi recolhido. Para que o investigador continue a arrancar informação aos fragmentos recolhidos, vamos convocar um décimo quarto fragmento: o n.º 14. Vamos tentar ver o que as marcas nos podem dizer a respeito da altura, do comprimento e do número de azulejos dos painéis.

Continuando o exame à parte não vidrada dos fragmentos do Mosteiro de Jesus, vemos que, por baixo do primeiro símbolo, 2, 3 ou 4, a que nos referimos no 19 A, seguem-se, da esquerda para a direita do observador, uma letra e um número.

A letra indica a fiada do painel a que o azulejo pertence. O número à frente desta letra, corresponde ao lugar que o azulejo ocupa na fiada. Por exemplo: o azulejo com a letra A e o número 1 à frente, estaria colocado na primeira fiada de baixo, à esquerda do observador. Por esta ordem de ideias, seguia-se o A 2, o A 3 e aí por diante.

Prosseguindo no exame às marcas das olarias, descobrem-se vestígios de letras, da letra A (confirmada) à letra V ou U (não confirmada). Isto porque o n.º 14, onde se entrevê mal um U ou um V, resulta da colagem de 11 fragmentos.

Façam-se contas simples: se um azulejo completo media c. 147/8 mm, este fragmento de painel nunca poderia ter menos de 2, 664 metros de altura. Obtém-se este valor, multiplicando as 18 fiadas de altura por 148 mm de tamanho de cada unidade de azulejo. A Matriz de Nossa Senhora da Estrela, veja-se um exemplo, com c. de 33 fiadas, terá tido c. de 4, 62 m de altura. Os azulejos da Matriz da Estrela mediam c. 140 e poucos milímetros. A igreja de S. José, em Ponta Delgada (antigo Nossa Senhora da Conceição, sede da Custódia Franciscana), tem um máximo de 30 azulejos de altura e 67 de comprimento.

Nos fragmentos de azulejos do Mosteiro de Jesus, há um fragmento com o n.º 65. O que quer dizer que temos painéis ou grupos de painéis no Mosteiro de Jesus de pelo menos 9, 620 m de comprimento. A Matriz: c. 11, 34 m.

Isto num universo calculado (segundo a marca dos fragmentos) de c. de 1 245 azulejos (19 fiadas x 65 azulejos na fiada). A capela-mor da igreja de Nossa Senhora da Estrela teria entre 3850 a 4000 azulejos. Fui claro?

No próximo Perfil, tendo em conta alguns dos 63 fragmentos mais, vamos apreciar a superfície vidrada: as barras e as molduras? Ou o estilo das figuras?

Mário Moura

Adenda. Do fragmento n.º 14, uma colagem de 11 fragmentos encontrados dispersos na mesma camada e sector (4-3) em 1998 nas terras do Mosteiro de Jesus, colhem-se três informações importantes: terá um U ou V, que nos dá 19 (contando com U) ou 20 fiadas (contando com V) de azulejos; terá um 8 em cima, significando a existência de pelo menos oito painéis; confirma a pertença ao mesmo conjunto dos encontrados em JG (casa de José Gaipo) e em MJ (terras do Mosteiro de Jesus). O Mosteiro da Esperança tem 12 painéis. Contando com este n.º 14 e o n. º 15, temos mais 51 fragmentos, que juntando aos 13 iniciais, perfazem 64.

PS: Prioridade na rotunda do Peixe Assado? Gostaria de sugerir a quem compete fazê-lo, fazê-lo urgentemente: tirar umas horas e ir educar educadamente a lei das rotundas aos automobilistas. Afinal, a rotunda, há-de haver quem se lembre ainda, foi feita após a morte violenta de três pessoas, em três tempos diferentes mas pouco distantes uns dos outros.

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 06/03/2014
Reeditado em 07/03/2014
Código do texto: T4717295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.