A LÓGICA MORAL

A MORAL É LÓGICA

UMA VEZ QUE MINHA AÇÃO É DERIVADA DA MORAL, ESTA É BASEADA NUMA LÓGICA

INTERNA QUE MANTÉM A MORAL DE PÉ E FUNCIONAL . QUANDO O SUJEITO DA AÇÃO, CONTRARIA A MORAL E TOMA AÇÃO NÃO BASEADA NA SUA LÓGICA INTERNA.

E A PERGUNTA QUE FICA, QUE MORAL É ESSA ONDE ELA NASCEU E QUEM DEU ESSE EMBASAMENTO LÓGICO PARA SUA CONTINUAÇÃO.

COMO A MAIORIA DOS ESTUDIOSOS CONCORDO QUE A MORAL NASCEU COM A PRÓPRIA CIVILIZAÇÃO, COM A NECESSIDADE DE MANTER REGRAS DE CONDUTA, REGRA DE COMPORTAMENTO QUE GUIASSE A PESSOA, DE FORMA QUE ELAS SE SENTISSEM SEGURAS

DENTRO DE QUALQUER SOCIEDADE. OS ACONTECIMENTOS TAIS COMO CRIME, ROUBO, TRAIÇÃO DE PARCEIROS AMOROSOS, ETC, FORAM ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO DA MORAL.

TALVEZ A MORAL TENHA SIDO CRIADA PARA EVITAR O RISCO DA DESTRUIÇÃO DA ORDEM.

AO LONGO DOS MILÊNIOS OS REIS SEMPRE FIZERAM USO DE ESTUDIOSOS PARA ENTENDER COMOO FUNCIONA ESSE TIPO DE CONTROLE. MUITOS DELES FIZERAM QUESTÃO DE TER EM SUAS CORTES PESSOAS QUE FAZIA ESSA LEITURA COM FACILIDADE. ENTÃO A MORAL FOI SEDIMETANDO, ENRAIZANDO, DE UMA FORMA QUE NAS GERAÇÕES A COISA FOI ACONTECENDO NATURALMENTE. MAS A PERGUNTA QUE FICA QUE PROPUS EM ALGUM LUGAR, O QUE MANTEM A MORAL DE PÉ, O QUE FAZ COM QUE MESMO SENDO ESTUDADA PERCEBIDA, ENTENDIDA CONTINUE FORTE E FIRME, APESAR DA MODERNIDADE, APESAR DA TECNOLOGIA E DA FACILIDADE DE NOVAS INFORMAÇÕES.

A TESE QUE DEFENDO AQUI É QUE A MORAL É LÓGICA E QUE SUA NEGAÇÃO SIGNIFICA SIMPLESMENTE INFERNO. PORQUE NEGAR SUA VERDADE IMPLICA CAIR NUM MUNDO QUE NÃO SEJA MORAL, QUE AINDA NÃO FOI DELINEADO ESTUDADO, VIVIDO E COMPREENDIDO. E O SENTIMENTO QUE EXPERIMENTAMOS QUANDO VIVENCIAMOS UM MUNDO QUE AINDA NÃO ESTÁ CATALOGADO PELA MORAL É O MEDO. DAÍ A PERSISTÊNCIA DE UM MUNDO CADUCO, VENCIDO, ESTRUTURADO EM FORMA RÍGIDA.

QUANDO ALGUÉM PENSA EM FAZER ALGO CRIMINOSO, COMETER ALGUMA VIOLÊNCIA,

EXISTE MUITAS REGRAS QUE GARANTEM QUE VOCÊ VAI SER PUNIDO. VAI SER LEVADO PARA

UM LUGAR QUE FICARÁ PRESO, OU PIOR SERÁ TAMBÉM

CONDENADO PELA RELIGIÃO, PROVAVELMENTE TE CONDENARÁ AO INFERNO. ENTÃO NEGAR A CERTEZA MORAL É NEGAR TAMBÉM UM MUNDO CIVILIZADO E "ESPIRITUAL"E ATÉ MESMO A AUTORIZAÇÃO DE EXISTIR. CLARO QUE É NECESSÁRIO O CONTROLE PARA QUE EXISTA ALGUMA ORDEM SOCIAL. NO ENTANTO, A COISA ESTÁ

TÃO PROFUNDAMENTE ARRAIGADA NAS PESSOAS QUE ELAS NEM SEQUER TEM CONSCIÊNCIA DE QUE A MAIOR PARTE DAS SUAS ATITUDES SÃO GERADAS AUTOMATICAMENTE SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS DIVERSOS FATORES QUE COMPÕE A VIDA. A QUESTÃO NÃO É DESFAZER DA MORAL, MAS ENXERGA-LA DE MODO QUE NOSSAS AÇÕES SEJA AÇÕES ÉTICAS E NÃO PURAMENTE CONTROLADA PELO MEDO DE ESTAR QUEBRANDO ALGUMA REGRA SOCIAL.

NEGAR AS COISAS QUE EXISTEM, AS COISAS QUE ESTÃO AI, MUITAS DELAS NOS ATRAPALHANDO, NEGAR AS REGRAS, NEGAR A LEI, NEGAR PARA COMPREENDE-LAS, POIS SÓ ASSIM SEREMOS LIVRES E AGIREMOS NORMALMENTE SABENDO QUE SEGUIMOS REGRAS PORQUE SÃO IMPORTANTES PARA CONVIVER COM OS OUTROS

Ariano Monteiro
Enviado por Ariano Monteiro em 04/03/2014
Código do texto: T4715417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.