O PONTO DO EQUILIBRIO

“O aparecimento temporário de felicidade e de aflição e o seu desaparecimento no devido tempo , são como o aparecimento das estações do ano. Elas surgem da percepção sensorial ,é preciso aprender a passar por elas sem se perturbar.” ( O Baghavad_ Gitã Como Ele é ).

As aparências enganam: olhe uma pessoa poderosa no seu dia a dia , no trabalho , na sua rotina.
Ela parece ser uma pessoa tranquila , sóbria , lúcida , segura de si.
Você olha essa pessoa linda , com suas vestes finas , seus hábitos chiques , seu carro na porta , então pensa que com todo esse poderio , dinheiro e fama essa pessoa é feliz !

Ledo engano; e quer ver a infelicidade de alguém espere pelo seu final de semana , observe –a num feriadão e verá que a felicidade , a tranquilidade e tudo mais não passava de uma capa ; aquela pessoa é uma miserável igual as outras . que são fantásticas nos dias de semana , envolvidas com seu trabalho , bajuladas pelos seus empregados e são simples dependentes dos dias corridos , da agenda cheia , e não sabem o que fazer de um sábado a tarde , de um domingo ou de um feriado : finais de semanas são prévias do inferno , da passagem pelos Nove Circulos Dantescos que essa criaturas hão de passar caso morra nas mesma condições terríveis em que vivem !

Eu me considero um canal diferenciado porque minha missão a mais de vinte anos é acompanhar pessoas e ajuda-las a ser felizes na sua vida afetiva, social , espiritual ; em dias de semana isso é por demais fácil : toda essas pessoas pareces contrita em Deus , confiantes na vidas , tranquilas , sóbrias e até felizes !
Mas nos finais de semana sou totalmente impotente : sou forçado a entender aquela frase de caderno de adolescente : Felicidade não existe , o que existe na vida são momentos felizes”.

Osho traduziu dessa forma : Para muitas pessoas felicidade é apenas um pequeno intervalo entre duas misérias”.
E esse intervalo acontece em dias de semana ; finais de semana quer dizer_ chagas morais abertas , bebidas , fumo , álcool , drogas , sexo sem compromisso e tudo que possa levar pessoa ao auto –esquecimento !

E parece então que o ser humano é aquela criatura doente que a psicologia denuncia , que a psiquiatria enche de remédios , que a Bíblia aponta como pecador e eterno condenado , sempre sujeito a vingança divina...

Esquisito como a solidão tomou conta das pessoas mesmo na era da cibernética , estranho como as pessoas quanto mais tem mais mendigam ! Onde a gratidão a Deus , a alegria pela vida , a harmonia interior?

É é tão fácil hoje em dia esta em paz com sigo mesmo: a internet distribui palestras de homens como Divaldo Franco , Say Baba , Osho e outros da mesma estirpe.
Hoje você pode dirigir e ouvir mantras , ate numa celular com um simples cartão de memoria você pode esta conectado...

Agora entendo o que o Cristo quis dizer quando asseverou: “Bem aventurados os pobres, porque herdarão o Reino” e porque dias depois completou : É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar nos Céus” ; é exatamente a condição boa que mantem o homem distanciado de Deus , é necessário a carência , a pobreza infinda , na base do sofrimento , das penas profundas , das perdas irreparáveis , do frio , do medo e ate da insanidade para que o homem possa olhar para o alto e bradar do abismo onda fenece : Deus eu creio !”
Mas de acordo com Mestres do nível de Krisnamurti , Yogananda Maharaj e Srilla Prabhupada , não precisava ser assim. Os finais de semana poderiam ser a ante –sala da auto realização.
No Gitã encontramos esse verso maravilhoso :

“Ó aparecimento temporário de felicidade e de aflição e o seu desaparecimento no devido tempo , são como o aparecimento das estações do ano. Elas surgem da percepção sensorial ,é preciso aprender a passar por elas sem se perturbar.” ( O Baghavad_ Gitã Como Ele é ).

De fato todas as coisas passam , apenas Deus não muda , contudo as pessoas acreditam que Ele está la nos céus , quando a verdade é que Ele esta mais próximo do que os pés e as mãos , mais intimo do que nossa própria respiração porque Ele esta bem dentro do coração !
É por isso que os Guias Orientais não pedem para você gritar , se ajoelhar , reclamar para ter Deus por perto , o que você de fato necessita é apenas conecta-Lo !
E se faz isso através da Yoga , cuja tradução correta seria _ União com Deus , com o cantar de mantras indicados por um Mestre , com meditações profundas mais acessíveis a todos , pode-se encetar essa conexão aqui e agora.

De fato não há razões para uma pessoa ser infeliz , se ela tem os ingredientes básicos para ser contente ( roupa , comida e moradia ) , e o que esta faltando na vida dela e aprender a ser tranquilo , a aproveitar a vida aqui nesse planeta de incertezas , em que _segundo a Ciência _ um meteoro destruiu toda a vida na terra e vai acontecer de novo ,apenas não se sabe nem o dia e nem a hora !

Então por que não transformar cada minuto aqui em uma delicia impar ? Por que não saborear cada dia , cada hora , cada minuto como se fossem guloseimas raras ofertadas no Grande Banquete da Vida pelo Supremo autor do tudo e do nada ?
Agir assim seria ser mais que sábio , seria ter a atitude ideal para se conseguir o ponto do equilíbrio e mais do que isso: seria entender o objetivo da vida e andar em festa com Deus aqui e agora.

Nicodemus Silva  sob  inspiração das Fagulhas de Deus..

 
 
 
A Lira dos Imortais
Enviado por A Lira dos Imortais em 26/02/2014
Código do texto: T4706851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.